23 de ago. de 2017

“BOTAFOGO VIVO” VAI OCUPAR PRAÇA COM ARTE E CULTURA O evento é a primeira iniciativa da Rede Botafogo de Cultura Solidária


“BOTAFOGO VIVO” VAI OCUPAR PRAÇA COM ARTE E CULTURA

O evento é a primeira iniciativa da Rede Botafogo de Cultura Solidária



Música, cinema, teatro, literatura, dança, oficinas para crianças, coral formado por moradores de rua, contação de histórias e compartilhamento de ideias sobre projetos culturais e inovação cidadã. Tudo isso – junto e misturado – estará no evento “Botafogo Vivo”, no sábado 26 de agosto, das 10h às 17h, na Praça Chaim Weizmann, no final da rua Farani. As atividades vão se dividir entre a praça e a Biblioteca Pública Machado de Assis. Tudo de graça e para públicos de todas as idades.


A iniciativa é da recém-criada Rede Botafogo de Cultura Solidária, que reúne profissionais de diversas áreas, compartilhando expertises e experiências. A proposta do grupo é formar uma rede comunitária colaborativa envolvendo produtores e empresas ligadas

aos setores cultural, social, ambiental e educacional, que atuem em Botafogo.

Já a ideia de produzir eventos para ocupar os espaços públicos surgiu da necessidade de levarmos para a rua tudo o que se produz no bairro, não se intimidando com a falta de segurança e a violência. Afinal de contas, Botafogo está mais vivo do que nunca. Não faltam opções de cultura e lazer, nem pessoas produzindo ideias e atividades diversas.

O evento do dia 26 de agosto será a primeira edição da série “Botafogo Vivo”, que pretende seguir itinerante pelas praças do bairro, produzindo, divulgando, compartilhando arte, criatividade e cultura, e assim integrando moradores, frequentadores, artistas e produtores da região. Haverá uma “árvore do agasalho” para receber doações de roupas de frio e cobertores, que estarão disponíveis para quem quiser pegar.

PROGRAMAÇÃO

Na Praça Chaim Weizmann

10h – Atividades infantis: oficina de arte e leitura do livro “Botafogo para crianças”, feita pela historiadora Kaori Kodama, autora em parceria com o ilustrador Guto Lins, que conta a história do bairro de uma forma lúdica e divertida.

11h – Apresentação de dança contemporânea da Escola e Faculdade de Dança Angel Vianna.

11h30 – Roda de Capoeira de Angola – Mestre Ferradura

12h – Livros na Praça – distribuição de livros feita pela Biblioteca Machado de Assis. Qualquer pessoa pode escolher um livro e levar. É de graça.

12h – Coral Uma Só Voz, formado por moradores de rua.

13h – Apresentação do grupo de choro Criançada Reunida.

13h30 – Ciranda de Música e Poesia com o grupo do Teatro do Mar.

13h50 – Apresentação de uma cena teatral lúdica com o grupo do Teatro do Mar.

14h – Grupo Oficina Roda de samba com a cantora Christina Paz

15h – Show de MPB com a Banda Atitude, da comunidade Santa Marta.

16h – Show da cantora Luíza Breves.

No auditório da Biblioteca Machado de Assis (rua Farani 53)

10h – Abertura com apresentação da Rede Botafogo de Cultura Solidária com o jornalista Mário Margutti

10h15 – Roda de conversa “Inovação Cidadã”, comandada pela professora Ivana Bentes, da Escola de Comunicação da UFRJ.

10h40 – Antonio Breves fala sobre a proposta do Espaço Cultural Olho da Rua.

11h – Palestra do jornalista Mário Margutti sobre “Projetos Culturais”.

13h – Apresentação de projetos da Universidade Santa Úrsula, como a adoção da Praça Chaim Weizmann e as atividades da Praça Chaim Weizmann e as atividades ambientais e sustentáveis no Morro Azul.

14h – Pré-estreia do filme “Sigilo eterno”, do cineasta Noilton Nunes, seguida de debate com o diretor e elenco.




Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram