30 de ago. de 2017

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e a Fundação Cesgranrio apresentam a Festa Literária da Serra Imperial

O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e a Fundação Cesgranrio apresentam a Festa Literária da Serra Imperial


O Museu Imperial será palco da 2ª edição da FLISI



De 30 de agosto a 02 de setembro, o Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, recebe a 2° Edição da Festa Literária da Serra Imperial, a FLISI, idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. Este ano a Festa percorrerá diversos espaços culturais da cidade como o Centro Cultural Raul de Leone, a Casa da Educação Visconde de Mauá e a Casa Stefan Zweig. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de agosto no site www.flisi.com.br

Como aconteceu na sua 1a. edição, a Festa Literária da Serra Imperial continuará focada no tema “Memória” e contará com a presença de autores reconhecidos nacionalmente, como Ruy Castro, Heloisa Seixas, Clóvis Bulcão, entre outros. A curadoria da FLISI é de Cristina Oldemburg e de Guiomar de Grammont, coordenadora do Fórum das Letras de Ouro Preto e professora da Universidade Federal de Ouro Preto. As curadoras reuniram um time de peso, celebrando o universo da literatura, da história, da memória e das artes durante os quatro dias do evento. Aliás, uma característica da FLISI é justamente a de não se restringir ao universo das letras, ampliando a percepção do público para as férteis relações da literatura com outras formas de comunicação.

Este ano o homenageado da Festa será Machado de Assis, celebrando os 120 anos da Academia Brasileira de Letras. O imortal Antonio Carlos Secchin abre a noite, no dia 30 de agosto, às 19h, no Cine Teatro Museu Imperial, com a palestra “Traindo a Tradição: Machado de Assis e Dom Casmurro”, onde serão apresentados os principais argumentos “contra” e a “a favor” de Capitu ao longo do tempo.. Além da palestra, será inaugurada a exposição "A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas" com fotos do acervo da Biblioteca Nacional associadas às poesias do grande escritor. Às 20:30h, Secchin participará de sessão de autógrafos.


Dentro das comemorações do centenário de Antônio Callado, o escritor será homenageado na FLISI com a inauguração de uma Sala de Leitura, com 1000 livros novos, na Casa da Educação Visconde de Mauá e com a exposição "Quarup", que revive o mágico romance sobre os índios do Xingu. Também na Casa da Educação, a Festa Literária homenageará o educador Paulo Freire, que revolucionou a pedagogia com seu método de despertar a consciência crítica dos alunos, onde será lançada a sua biografia com a presença esposa e autora - Nita Freire.

No dia 01, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento lança, com exclusividade, o livro “Viagem ao Brasil”, que conta a história do austríaco Franz Joseph Frühbeck. Inspirado na publicação Franz Frühbeck’s Brazilian Journey, dos autores Robert Smith e Gilberto Ferrez, a obra, inédita, é uma crônica que retrata, através do olhar do jovem viajante Frühbeck, o dia a dia, os bastidores da viagem que ele fez a bordo do navio português D. João VI, onde viajava D. Leopoldina quando veio da Europa para se casar com D. Pedro I. Para falar sobre o livro, a Mesa: D. Leopoldina, princesa do Brasil, terá os seguintes convidados: o diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss, a historiadora Maria Isabel Lenzi, o biógrafo Clóvis Bulcão, a doutora em história social Patrícia Souza Lima e a pesquisadora Claudia Maria Souza Costa.

Muito importante também será o lançamento do livro "Diário do Conde d'Eu". O historiador Rodrigo Goyena Soares descobriu o diário íntimo do Conde d´Eu, escrito de março de 1869 até abril de 1870, o último ano da Guerra do Paraguai. O documento estava quase esquecido no Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis. Ele fez a transcrição e uma tradução primorosa do original em francês para o português, anotando o texto meticulosamente. O lançamento do livro será acompanhado da Mesa: "Herói de guerra ou vilão sanguinário? O Conde d'Eu, a Guerra do Paraguai e a política imperial", com os convidados Rodrigo Goyena Soares, Ricardo Salles, e mediação de Maria de Fátima Argon e Bruno Tamancoldi. A palestra buscará revisitar o lugar do Conde d’Eu na Guerra do Paraguai e, igualmente, propor respostas às controvérsias historiográficas sobre este personagem ainda pouco conhecido do grande público.

No último dia de evento, com mediação de Lara Sayão, a FLISI convidou os escritores Ruy Castro, Heloísa Seixas e Clóvis Bulcão para Mesa “A Memória como fonte para a ficção e a não ficção”. Conversa entre três escritores que transitam entre a ficção e a não ficção a partir da memória. Enquanto Clóvis Bulcão e Ruy Castro escrevem biografias e livros de reconstituição histórica, Heloisa Seixas é autora de romances e contos. Só que, no caso do casal Ruy Castro e Heloisa Seixas, às vezes, os papéis se invertem e eles se metem na seara um do outro. Os três irão conversar com o público sobre os prazeres e os desafios da escrita, bem como, sobre as diferenças entre biografia e memória, e entre ficção e não ficção.

O espetáculo teatral "Um Sarau Imperial", faz a despedida da FLISI com dramatização interativa de uma atividade típica de lazer do século XIX. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas ao piano, o público assiste e participa com canções, declamação de poesias e conversas sobre assuntos sociais, econômicos, políticos e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial. Conta com as personagens históricas Princesa Isabel, Condessa de Barral, Baronesa de Loreto, Francisca Taunay e Adelaide Taunay.

Para Cristina Oldemburg, a realização da Festa Literária da Serra Imperial se configura, mais uma vez, como instrumento vivo de mobilização cultural em prol do livro e da literatura nacional na Região Serrana do Estado do Rio. “A FLISI, além de incentivar o participante a conhecer novos escritores, estimula o pensamento crítico, por meio de palestras, debates, exposições, encontro com artistas e lançamentos literários, valorizando a comunidade cultural da região e impulsionando a cultura e a economia criativa do entorno de Petrópolis. A primeira edição da FLISI foi um sucesso e, com certeza, essa segunda edição também será, não só pela qualidade dos convidados, mas pela importância da cidade no contexto histórico e cultural do país. A FLISI 2017 é sobretudo um instrumento de valorização da memória cultural e histórica do país, na convicção de que, sem uma visão do passado, não se pode compreender o presente nem construir o futuro", fala Cristina.

De acordo com Maurício Vicente Ferreira Jr., Diretor do Museu Imperial, a “Festa Literária da Serra Imperial é um convite à reflexão sobre as dimensões da História e da Memória a partir da relação do indivíduo com a literatura. Assim, o Museu Imperial amplia seu público, bem como a oferta de oportunidades para a fruição do acervo histórico e artístico sob sua responsabilidade." A programação da FLISI vai acontecer de forma simultânea em vários pontos da cidade imperial. Todas as atividades, como exposições, palestras, debates, apresentação de coral, entre outras, são gratuitas e abertas ao público.


Programação da FLISI

DIA 30 DE AGOSTO | 4ª FEIRA

19H ABERTURA DA FESTA LITERÁRIA DA SERRA IMPERIAL

TRAINDO A TRADIÇÃO: MACHADO DE ASSIS E DOM CASMURRO

HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS NOS 120 ANOS DA ABL

PALESTRANTE CONVIDADO Antônio Carlos Secchin

AUTÓGRAFOS DO CONVIDADO

BRINDE DE HONRA

Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras em 1897 e, até sua morte em 1908, presidiu a instituição. O primeiro romance que publicou após a fundação da ABL foi Dom Casmurro em 1900, uma de suas obras mais famosas. A crítica de Dom Casmurro sempre se ocupou da questão do suposto adultério de Capitu, o que é considerado um eixo fundamental do livro. A personagem, adúltera ou não, é um tema que até hoje provoca paixões e divide opiniões. Na palestra, serão apresentados os principais argumentos “contra” e “a favor” de Capitu ao longo do tempo, e será proposta uma alternativa que procura redimensionar o problema, levantando uma hipótese até então desconsiderada.


LOCAL Cine Teatro Museu Imperial

DIA 31 DE AGOSTO | 5ª FEIRA

11H INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO A SERRA IMPERIAL DE MACHADO DE ASSIS

E SEUS MELHORES POEMAS

LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni
13H30 APRESENTAÇÃO DO CORAL AS JOVENS PRINCESAS DE PETRÓPOLIS,


COM REGÊNCIA DE RODRIGO D’ÁVILA

LOCAL Casa da Educação

14H INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURA ANTÔNIO CALLADO
ABERTURA DA EXPOSIÇÃO Quarup, baseada na obra de Antônio Callado

LOCAL Casa da Educação

15H VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO A SERRA IMPERIAL DE MACHADO DE ASSIS

E SEUS MELHORES POEMAS

LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni

16H EXPOSIÇÃO CASAMENTOS E RELAÇÕES DINÁSTICAS


NO BRASIL IMPERIAL

Visita guiada com o diretor do Museu Imperial e curador da exposição, Maurício Vicente Ferreira Jr.

A exposição convida o público a refletir sobre a inserção do Brasil no cenário internacional de transição dos costumes e cerimoniais principescos para a modernidade.


LOCAL Museu Imperial

17H ESPAÇO DA LITERATURA PETROPOLITANA

LOCAL Casa da Educação

19H APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTÁRIO PAIXÃO, DE ANTÔNIO CALLADO

MEDIADOR Norton Ribeiro

LOCAL Cine Clube Mauá – Casa da Educação

DIA 31 DE AGOSTO | 5ª FEIRA


19H MESA A ATIVIDADE EDITORIAL DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

PALESTRANTES Cristina Ferrão, José Paulo M. Soares, Fabiano Cataldo

MEDIAÇÃO Mauricio Vicente Ferreira Júnior

O debate apresenta o perfil editorial nos anos 1950 com o movimento desenvolvimentista de JK, o impacto da reforma universitária nos anos 1960, a reverberação do mercado editorial nos anos 1970 e 1980 com o incremento das editoras universitárias e aquelas voltadas para o segmento acadêmico, além das editoras de arte no Brasil.


LOCAL Museu Imperial

DIA 1º DE SETEMBRO | 6ª FEIRA

9H30 VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO QUARUP, BASEADA NA OBRA

DE ANTÔNIO CALLADO

LOCAL Casa da Educação

11H VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO A SERRA IMPERIAL DE MACHADO DE ASSIS


E SEUS MELHORES POEMAS


LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni

11H DEBATE SOBRE O LIVRO UNIDADE ESPIRITUAL DO MUNDO


COM TEXTOS DE ALBERTO DINES, CELSO LAFER, KLEMENS RENOLDNER


E JACQUES LE RIDER


APRESENTAÇÃO DA OBRA Israel Beloch


FILME (15 MIN), SEGUIDO DE DEBATE


Em 1936, por ocasião de sua primeira viagem ao Brasil, Stefan Zweig proferiu na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro a conferência: A unidade espiritual daEuropa, em que prega o pacifismo, o humanismo e a tolerância em um momento no qual já se desenhavam no horizonte os contornos da Segunda Guerra Mundial. Quatro anos depois, em pleno conflito, voltou à América do Sul e repetiu a conferência em Buenos Aires, rebatizando-a de A unidade espiritual do mundo.


LOCAL Casa Stefan Zweig

14H EXPOSIÇÃO CASAMENTOS E RELAÇÕES DINÁSTICAS NO BRASIL IMPERIAL


VISITA GUIADA COM O DIRETOR DO MUSEU IMPERIAL E CURADOR DA EXPOSIÇÃO,


MAURÍCIO VICENTE FERREIRA JR.


A exposição convida o público a refletir sobre a inserção do Brasil no cenário internacional de transição dos costumes e cerimoniais principescos para a modernidade.


LOCAL Museu Imperial


14H HORA DO CONTO NA BIBLIOTECA ROCAMBOLE


GRUPOS ESCOLARES DE 9 A 10 ANOS DE IDADE


Leitura do livro Leopoldina, a princesa do Brasil, de Clóvis Bulcão, abordando a infância, o casamento e a vida no Rio de Janeiro da princesa, bem como, o marcante evento da independência do Brasil. Após a leitura da obra, o grupo será convidado a fazer uma visita temática ao Museu Imperial para reconhecer imagens e objetos do acervo alusivos à Dona Leopoldina.


LOCAL Museu Imperial


DIA 1º DE SETEMBRO | 6ª FEIRA

14H LANÇAMENTO DO PROJETO 20 ANOS SEM PAULO FREIRE


EXPOSIÇÃO SOBRE A VIDA E A OBRA DO AUTOR.


Lançamento da biografia do educador com a presença de sua esposa, a autora Nita Freire, com palestra para professores e pedagogos.


LOCAL Casa da Educação


15H LANÇAMENTO DO LIVRO VIAGEM AO BRASIL, DE FRANZ FRÜHBECK


MESA D. LEOPOLDINA: A PRINCESA DO BRASIL


CONVIDADOS Clóvis Bulcão, Patrícia Souza Lima, Paulo Knauss


MEDIAÇÃO Cláudia Maria Souza Costa


AUTÓGRAFOS DOS CONVIDADOS


O livro de Franz Frühbeck é inédito e foi especialmente editado pelo Instituto Oldemburg em parceria com o Museu Histórico Nacional. O jovem Frühbeck acompanhou a Imperatriz Leopoldina em sua viagem de navio ao Brasil e registrou cenas marcantes da nossa história. Debate sobre a vida e a correspondência da princesa austríaca Leopoldina, cujas cartas relatam o cenário conturbado da época tão bem quanto uma biografia. Leopoldina viveu plenamente o tempo de revoluções do século XIX, quase todas dirigidas contra a ordem político-social monárquica que dominava colônias no além-mar; quase todas feitas em nome da liberdade, da democracia política ou social, da independência ou salvaguarda de unidades nacionais. Para uma mulher de seu tempo, entre o velho e o novo continente, ela vivencia paradoxalmente o conceito de liberdade em disputas políticas: sua escrita exalta com precisão a tensão política da vida na Corte portuguesa, a qual teve que se adaptar, especialmente após o retorno de D. João VI para Portugal em 1821.


LOCAL Museu Imperial

15H VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO A SERRA IMPERIAL DE MACHADO DE ASSIS


E SEUS MELHORES POEMAS


LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni

15H30 APRESENTAÇÃO DO CORAL DOS ANJOS, COM REGÊNCIA


DE DANILO HENRIQUES


LOCAL Casa da Educação

17H ESPAÇO DA LITERATURA PETROPOLITANA


LOCAL Casa da Educação


18H MESA MACHADO DE ASSIS E PETRÓPOLIS, A CIDADE DA PAZ


CONVIDADOS Marcelo Fernandes, Suzana Klôh


MEDIAÇÃO Leandro Rodrigues


A mesa Machado de Assis e a Cidade da Paz explorará a relação de Machado de Assis com a cidade de Petrópolis, uma vez que, embora seja citada constantemente em sua obra, não há relatos de que o Bruxo do Cosme Velho, em algum momento, tenha, de fato, visitado a cidade Imperial.


LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni

19H30 MESA HERÓI DE GUERRA OU VILÃO SANGUINÁRIO? O CONDE D’EU,


A GUERRA DO PARAGUAI E A POLÍTICA IMPERIAL


CONVIDADOS Rodrigo Goyena Soares, Ricardo Salles


MEDIAÇÃO Maria de Fátima Argon


AUTÓGRAFOS DOS CONVIDADOS


PROGRAMAÇÃO


A palestra buscará revisitar o lugar do Conde d’Eu na Guerra do Paraguai e, igualmente, propor respostas às controvérsias historiográficas sobre este personagem ainda pouco conhecido do grande público. Do ponto de vista histórico, o Conde d’Eu era visto com imensa desconfiança pelo partido conservador, que o julgava próximo demais das alas liberais. A seu turno, os membros do partido liberal vislumbravam no Conde a garantia de retorno ao poder, após a crise de 1868 alijá-los dos gabinetes imperiais. Para Dom Pedro II, ainda, as vitórias do Conde d’Eu – marido da Princesa Isabel e, portanto, genro do Imperador – dariam bons augúrios para um eventual Terceiro Reinado. Não menos controversas foram as ponderações historiográficas sobre as ações militares do Conde d’Eu: teria ele sido o autor da execução sumária de oficiais paraguaios ou seria essa perspectiva um relato histórico imiscuído em uma campanha republicana de rejeição tanto ao Conde quanto à Princesa Isabel?


LOCAL Museu Imperial

DIA 2 DE SETEMBRO | SÁBADO


11H VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO A SERRA IMPERIAL DE MACHADO DE ASSIS


E SEUS MELHORES POEMAS


LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni


11H VISITAS INTERATIVAS


LOCAL Casa da Educação


15H MESA A MEMÓRIA COMO FONTE PARA A FICÇÃO E A NÃO FICÇÃO

CONVIDADOS Clóvis Bulcão, Ruy Castro, Heloísa Seixas.

MEDIAÇÃO Lara Sayão


LOCAL Museu Imperial

AUTÓGRAFOS DOS CONVIDADOS


Conversa entre três escritores que transitam entre a ficção e a não ficção a partir da memória. Enquanto Clóvis Bulcão e Ruy Castro escrevem biografias e livros de reconstituição histórica, Heloisa Seixas é autora de romances e contos. Só que, no caso do casal Ruy Castro e Heloisa Seixas, às vezes, os papéis se invertem e eles se metem na seara um do outro. Os três irão conversar com o público sobre os prazeres e os desafios da escrita, bem como, sobre as diferenças entre biografia e memória, e entre ficção e não ficção.


LOCAL Museu Imperial

15H VISITA GUIADA A EXPOSIÇÃO A SERRA IMPERIAL DE MACHADO DE ASSIS


E SEUS MELHORES POEMAS


LOCAL Centro Cultural Raul de Leoni

18H30 ENCERRAMENTO DA FLISI


UM SARAU IMPERIAL


Dramatização interativa de uma atividade típica de lazer do século XIX. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas ao piano, o público assiste e participa com canções, declamação de poesias e conversas sobre assuntos sociais, econômicos, políticos e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial. Conta com as personagens históricas Princesa Isabel, Condessa de Barral, Baronesa de Loreto, Francisca Taunay e Adelaide Taunay.

LOCAL Museu Imperial


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj