3 de ago. de 2017

Exposição coletiva traz performances da década de 80 para a Caixa Cultural Rio de Janeiro , com oficina Gratuita


Exposição coletiva traz performances da década de 80 
para a Caixa Cultural Rio de Janeiro 

Mostra “Retroperformance” reúne materiais de arquivo raros 
e inéditos de 14 artistas do eixo Rio-São Paulo
 
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 5 de agosto a 8 de outubro de 2017, a exposição “Retroperformance”, que abarca a surpreendente produção artística da década de 1980 de alguns dos nomes mais representativos da performance do eixo Rio-São Paulo em vídeos, fotografias, filipetas, jornais, cartazes, cadernos, croquis e storyboards. Com curadoria de Grasiele Sousa, Lucio Agra, Joanna Barros e Samira Br, do grupo Brasil Performance, a mostra conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
 
A abertura, no dia 5 de agosto (sábado), às 15h, será marcada por um debate com os curadores, seguida de uma apresentação de performances ao vivo com os artistas Guto Lacaz, Otávio Donsaci, Ricardo Basbaum, Alexandre Dacosta, Mauricio Ruiz e Alex Hamburger.
 
Na seleção dos trabalhos expostos, constam arquivos raros e alguns ainda inéditos de nomes como Lenora de Barros, Aimberê Cesar, Renato Cohen, Otávio Donasci, Guto Lacaz; das duplas Alex Hamburger e Márcia X, Lucila Meirelles e José Roberto Aguilar, Dupla Especializada (Ricardo Basbaum e Alexandre Dacosta) e do coletivo 3NÓS3 (Mário Ramiro, Rafael França e Hudnilson Jr). Para o time de curadores, “esses artistas tensionavam o limite, se rebelavam e usavam todos os recursos disponíveis naquela época, inclusive a performance, para fazer da sua vida, arte”.

SAIBA MAIS
 
Como parte da programação, a mostra apresenta, no dia 23 de setembro (sábado), às 14h, a oficina “Retroperformance”, voltada para artistas e interessados na linguagem da performance. A atividade, ministrada pela curadora Grasiele Sousa, é gratuita, e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail oficina@espacoliquido.com.br.
 


“Retroperformance” 
Entrada Franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Abertura: 5 de agosto (sábado), às 15h
Visitação: 6 de agosto a 8 de outubro de 2017
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação indicativa: Livre
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: Espaço Líquido
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
 
Oficina “Retroperformance” 
Data: 23 de setembro (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Sala de oficina 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Vagas: 20

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj

  Instagram