3 de ago. de 2017

Gratuito! Segunda edição do Projeto Espaço Sideral começa em agosto no CCBB Rio com oficinas, debate, masterclass e pocket show com Juçara Marçal e Cadu Tenório

Segunda edição do Projeto Espaço Sideral começa em agosto no CCBB Rio com oficinas, debate, masterclass e pocket show com Juçara Marçal e Cadu Tenório





A ocupação multimídia Espaço Sideral, que une arte, cultura independente e tecnologias, volta ao Centro Cultural Banco do Brasil para a segunda edição do projeto. O público irá saber mais sobre a transição entre a era digital e pós-digital, e a utilização destas técnicas científicas em trabalhos artísticos. Os debates acontecerão no auditório e as oficinas, masterclasses e pockets shows na sala 26, ambos no 4º andar. A entrada é gratuita, com senhas disponibilizadas uma hora antes dos eventos. Desta vez, o tema será Do It Yourself - Música Independente (dias 10 e 11 de agosto). Estarão presentes Du Brown, MC Marechal, Je​z  Soares e Camila Pimenta (do https://descomplica.com.br) e Vitor Insensee (Braza) e Bruno Costa (Agência Milk).

Pocket Show:

Juçara e Cadu Tenório se concentrarão no show do disco “Anganga”. A cantora e o músico/experimentador reinterpretam, de forma contemporânea, vissungos recolhidos por Aires da Mata Machado Filho em São João da Chapada, municipio de Diamantina, além de cantos do Congado Mineiro.

DIY - MÚSICA INDEPENDENTE

Programa:

10/08 (quinta-feira)

13h-14:30h: OFICINA 1 – Produção Musical com Ableton Live – com Du Brown

16h-17:30h: OFICINA 2 – Live Streaming Avançado – com J​ez  Soares e Camila Pimenta (site https://descomplica.com.br)

18:30h-20:30h: Debate Marketing Digital para Bandas – MC Marechal , Vitor Isensee (Braza) e Bruno Costa (Agência Milk) debatem sobre distribuição digital e estratégias de lançamento na era pós-digital.

11/08 (sexta-feira)

17:30h - Master Class - Experimentando Media Arts

Masterclass com Cadu Tenório sobre experimentações artísticas com tecnologia audiovisual e sonora.

19:30: Pocket Show:  Juçara Marçal + Cadu Tenório
Sobre o projeto

A programação foi pensada para um público da era pós-digital e que é realizada, em boa parte, por eles mesmos, representados por artistas e profissionais autônomos, que lidam com a modernidade do seu tempo - não por acaso, a premissa do projeto é Tecnologia e Autonomia.  Depois ainda teremos: Cidades Criativas (dias 14 e 15 de setembro) e Empoderamento Digital (dias 12 e 13 de outubro).  “Discutir sobre o pós-digital é uma demanda contemporânea nesse tempo em que a intersecção do digital com o real requer novos posicionamentos da sociedade. O projeto Espaço Sideral propõe reflexões sobre as possibilidades oferecidas pela tecnologia no que diz respeito à empreendedorismo, produção e distribuição de conteúdos culturais", avalia Fábio Cunha, Gerente Geral do CCBB Rio.

(Em tempo: A era pós-digital explica-se pela presença da tecnologia digital hoje ser tão ampla e onipresente que, na maior parte do tempo, nem notamos que ela está lá, atualmente não há diferença entre mundo digital e mundo real, entre on e offline. Está tudo junto.)

A ideia do Espaço Sideral foi nascendo à medida que seus integrantes  produziam seus projetos, em vários coletivos e movimentos que atuam nas diferentes zonas da cidade do Rio de Janeiro e que têm como premissa a ocupação de espaços públicos, no melhor estilo “faça você mesmo”. ”Quermesse”, “Faz na Praça”, “Viaduto Laranjeiras”, “Festival Intersessão”, “Rádio Libertá” e “Subsolo”  são alguns dos movimentos que foram referência para o Espaço Sideral.  O norte utilizado pela equipe foram as artes visuais, as novas sonoridades e experimentações da música independente e o creative coding. “Pela primeira vez, vários desses produtores e artistas estão atuando dentro de um espaço cultural institucional, entendendo o ambiente do CCBB como espaço público e democrático que também deve ser ocupado e ressignificado”, diz Victor Belart, coordenador de comunicação.


“Desejamos mostrar, de forma prática e lúdica, que a criação e a difusão de serviços e produtos culturais e artísticos se tornam acessíveis na sociedade da informação que vivemos hoje, não sendo necessários investimentos de alto custo, mas criatividade, conectividade em redes, acesso ao conhecimento e empoderamento digital”, finaliza a coordenadora do projeto Gisele Andrade, da produtora Iluminura Ideias e Ideais.


Serviço:

Projeto Espaço Sideral
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro - 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Datas: de 13 de julho a 13 de outubro (quintas e sextas)
Segunda edição: 10 e 11 de agosto
Horários: consultar programação
Entrada Gratuita, senhas distribuídas 1 hora antes
Lotações: 90 lugares (sala 26) e 80 lugares (auditório)
Horários da Bilheteria: Das 9h às 21h. (tel.: 3808-2052)
Classificação: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência: Sim
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: CCBB
Programação completa: http://www.bb.com.br/portalbb

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram