20 de nov. de 2018

Durante o TACK Festival, que contará com inúmeras atividades artísticas e culturais gratuitas, serão discutidas, principalmente, soluções para estimular a produção cultural nas periferias cariocas

O Parque Lage terá um dia dedicado à mistura de inovação, tecnologia e transformação através da cultura

Durante o TACK Festival, que contará com inúmeras atividades artísticas e culturais gratuitas, serão discutidas, principalmente, soluções para estimular a produção cultural nas periferias cariocas






A primeira edição do TACK festival, que acontecerá no dia 24 de novembro, no Parque Lage, será dedicada à toda a família. Crianças, jovens e adultos poderão participar de atividades artísticas, oficinas de games, dinâmicas de cultura maker, viagens virtuais, criação de imagens em 360º, entre outras atividades. O evento ainda será palco de um cinema a céu aberto, de apresentações musicais, de uma exposição de arte, recreação infantil com atividades circenses e show de palhaços. A programação conta também com uma série de debates e encontros com especialistas em inovação e tecnologia no Brasil.

Durante o festival, além de toda a programação cultural, também acontecerá a etapa final do desafio TACK Rio, que propôs a solução de um problema através da tecnologia. O desafio é baseado na metodologia do programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement - maior organização de empreendedorismo jovem do mundo. O objetivo do programa é que estudantes das mais variadas realidades, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para o tema: "Como estimular e dar visibilidade a cultura nas comunidades cariocas". Durante o processo, os participantes contam com a ajuda de mentores e voluntários que vão auxiliá-los no desenvolvimento das ideias. Com a duração de oito horas, o desafio deve ser realizado em um único dia. Os alunos participam de atividades de brainstorming e geração de ideias, especialmente design thinking, para resolver os problemas com uso da tecnologia. A equipe vencedora será premiada com uma viagem para a Brazil Conference 2019, na Universidade de Harvard e para o Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos, em abril de 2019.

A primeira rodada do desafio também contou com a aplicação da metodologia, pela JA, para alunos de dez escolas, entre públicas e privadas do Rio de Janeiro. Cada escola participante selecionou até seis equipes de cinco alunos para competirem entre si. A partir deste momento, com a utilização da metodologia do Innovation Camp, os grupos apresentaram suas ideias criativas dentro das instituições, até que foram selecionados os melhores projetos. Em cada escola foi eleito um grupo representante para disputar a final do desafio no TACK Festival e concorrer ao prêmio final.

Além da premiação para o grupo vencedor, o objetivo do festival é apresentar para o universo estudantil os conceitos de design thinking, os bons resultados que a mistura entre a tecnologia e a cultura popular podem gerar, o desenvolvimento de novas competências e, ainda, propor a interação de pessoas com realidades e vivências diferentes para compartilhar ideias de soluções para todos.

TACK FESTIVAL 2018
Dia: 24 de novembro
Hora: 9h às 20h
Local: Parque Lage
End.: R. Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
ENTRADA GRATUITA

Mais sobre a Junior Achievement

Fundada em 1919, nos EUA, a associação está atualmente presente em mais de 120 países, e possui unidades em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Sendo uma associação educativa sem fins lucrativos, a JA é mantida pela iniciativa privada e tem o objetivo de despertar o espírito empreendedor em alunos do ensino regular.

Para saber um pouco mais do trabalho da Junior Achievement ou contribuir com o trabalho da ONG, acesse o site http://www.jarj.org.br<http://www.jarj.org.br/> ou http://www.jabrasil.org.br<http://www.jabrasil.org.br/>, acompanhe também as redes sociais, páginas @juniorachievementrj. Informações sobre voluntariado, apoio institucional ou independente, parcerias de empresas, escolas etc também podem ser obtidas nestes canais. O endereço da JA no Rio de Janeiro é: Rua da Conceição, 105, Sala 1011, Centro.

Sobre o programa Innovation Camp: https://www.jarj.org.br/programas/ensino-medio/empreendedorismo/

Ficha Técnica:

Realização e Produção: ID Cultural e Buda Entretenimento

Parceiro estratégico: Junior Achievement e Brazil Conference 2019

Apresentação: Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS

Patrocinadores: Cultura Inglesa, Visagio, BRMalls, BTG Pactual e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.


Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj

agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com

  Instagram