17 de nov. de 2018

Rio Sesc Jazz leva as diversas vertentes do gênero musical ao Palácio Quitandinha, em Petrópolis

Rio Sesc Jazz leva as diversas vertentes do gênero musical ao Palácio Quitandinha, em Petrópolis




Programação, a partir deste sábado, 10, terá shows de Hermeto Pascoal, Camille Bertault, Ed Motta, Leo Gandelman, Azymuth, entre vários outros. Até o dia 25 de novembro, serão mais de 20 atividades dedicadas ao universo estético do jazz, incluindo oficinas, atividade para crianças e exposição de artes visuais

O Sesc RJ realiza, a partir deste sábado, 10 de novembro, a primeira edição do Rio Sesc Jazz, no Palácio Quitandinha, em Petrópolis. O projeto segue até o dia 25 de novembro e, ao todo, serão sete dias e mais de 20 atividades dedicados ao amplo universo estético do jazz, incluindo apresentações musicais, oficinas, atividade para crianças e exposição de artes visuais. Entre as principais atrações, Hermeto Pascoal e Bandalançam o álbum duplo “No Mundo dos Sons” no primeiro dia do projeto. Já Leo Gandelman & Quarteto interpretam clássicos dos Beatles em versões instrumentais inusitadas. Também há shows de Azymuth, Orquestra Afrobrasileira, Camille Bertault, Banda Mantiqueira, Adriano Grineberg Quarteto, além de Cajubeats, Tributo Amy Winehouse, AC Jazz, Alabê Ketujazz, Digga Digga Duo, Aldeia Jazz, Dolls and Dames - Alma Thomas e Indiana Nomma, Felipe Depoli, Cafuá; William Belle Trio e Luma Maj Kumpania. O encerramento, no domingo, 25 de novembro, fica por conta de Ed Motta, que participa de um bate-papo com o público mais cedo no mesmo dia.

Não vai faltar jazz nem para as crianças. No show Jazz, Bebê!, os pequenos poderão conhecer o gênero mesclado a sons familiares, como os das músicas de roda e ninar, e a clássicos da MPB. Todas as atrações do Rio Sesc Jazz são gratuitas. Para os shows do Café Concerto, a entrada é solidária mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível para o programa social Mesa Brasil Sesc, que serão encaminhados as instituições sociais parceiras.

A cidade de Petrópolis abriga vários grupos criativos, artistas pesquisadores e espaços como casas de shows e festas dedicados ao jazz. O Rio Sesc Jazz surge como um projeto inteiramente dedicado ao gênero, com o objetivo de valorizar e difundir esse gênero musical reconhecido por ser um efervescente laboratório criativo. Os concertos reúnem um conjunto diverso de artistas petropolitanos e de outras cidades da região serrana e do estado do Rio de Janeiro, aliando repertórios, experiências estéticas e conhecimento histórico.

Workshop, Masterclass e Exposição Nem só de shows vive o Rio Sesc Jazz. No sábado, 10.11, às 16h30, Felipe Depoli ministra o workshop “Ritmos do Jazz e Improvisação Coletiva”, que vai abordar ritmos, influências e referências discográficas, além das "trocas/conversas musicais" essenciais no fazer jazzístico. Os participantes do workshop serão estimulados a participar expressando as sensações e emoções que ligam público e músicos através da música. Já Ed Motta, além de fazer o show de encerramento do Rio Sesc Jazz, Ed Motta irá conversar com o público no domingo, 25.11, às 15h, na masterclass "Influência do Jazz", na Sala das Convenções.

Já a exposição “Uma Breve História do Jazz”, na Galeria das Estrelas, contará com totens interativos que irão abordar a gênese do estilo em Nova Orleans, e temas como resistência, racismo, música e história, oferecendo um amplo retrato de um dos maiores movimentos musicais do mundo. A exibição terá textos do curador Marcos Lacerda e ilustrações exclusivas criadas pelo artista plástico Cisko Diz. A exposição fica em cartaz até o dia 2 de dezembro, de terça a domingo, das 9h30 às 17h.

História do Jazz O gênero, marcado pela improvisação, pelo swing e pelos ritmos não lineares, surgiu entre 1890 e 1910 em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Sua genealogia se encontra na música negra, com forte influência do blues. Em sua trajetória, em meados da década de 1930, destaca-se o swing. Uma década mais tarde, desenvolvem-se o bebop e o hard bebop e, em seguida, o cool jazz. Na década de 60, nasce o free jazz, uma das fases mais experimentais com elementos de composição atonais, arrítmicas e de improvisação. Após o surgimento do rock, do funk e do pop, o jazz passa a se fundir com esses estilos, dando origem ao fusion. O estilo também passa a incorporar elementos eletrônicos, samplers e sequenciadores utilizados na mistura do drum'n'bass e do tecno, dando origem ao jazz contemporâneo. Atualmente, considera-se que o jazz, mais do que um gênero musical, é um modo de tocar, são formas criativas de produção dentro das premissas técnicas da música. Se o jazz iniciou como música para dançar, há mais de cem anos, hoje, engloba todas as atribuições, inclusive formações que unem solistas e orquestras, valorizando o ato de ouvir a música.

Serviço:

Rio Sesc Jazz

10 a 25 de novembro

Palácio Quitandinha (Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis)

Mais informações: (21) 4020-2101

Classificação indicativa: Livre

Todas as atrações são gratuitas. Para as atividades do Café Concerto, a entrada é mediante a entrega de um quilo de alimento não perecíveldestinado ao Programa Mesa Brasil.


Exposição “Uma Breve História do Jazz”
Galeria das Estrelas

Ter. a dom., das 9h30 às 17h

Até 2 de dezembro


Programação:
Dia 10/11

12h: Felipe Depoli

14h: Cajubeats

Lago Quitandinha



16h30: Workshop Ritmos do Jazz e Improvisação Coletiva com Felipe Depoli

Sala das Convenções



20h: Hermeto Pascoal & Banda

Café Concerto



Dia 11/11

11h: Jazz Bebê

Sala das Crianças



12h: AC Jazz

Lago Quitandinha



19h: Banda Mantiqueira

Café Concerto



Dia 16/11

12h: Alabê Ketujazz

Lago Quitandinha



20h: Orquestra Afrobrasileira

Café Concerto



Dia 17/11

12h: Digga Digga Duo

14h: Adriano Grineberg Quarteto

Lago Quitandinha



20h: Azymuth

Café Concerto



Dia 18/11

12h: Tributo Amy Winehouse

14h: Wiliam Belle Trio

Lago Quitandinha



19h: Leo Gandelman & Quarteto - Yellow Saxmarine

Café Concerto



Dia 24/11

12h: Dolls and Dames - Alma Thomas e Indiana Nomma

14h: Aldeia Jazz

Lago Quitandinha



20h: Camille Bertault

Café Concerto



Dia 25/11

11h: Cafuá

13h: Luma Maj Kumpania

Lago Quitandinha


15h: Masterclass "Influência do Jazz" com Ed Motta

Sala das Convenções

19h: Ed Motta

Café Concerto

Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj 
 agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com

  Instagram