13 de nov. de 2018

Rio Esporte Arte 2018: Rio de Janeiro ganha três murais de arte urbana Segunda edição do projeto cultural pintou edifícios de hospitais do INCA, totalizando oito painéis na cidade

Rio Esporte Arte 2018: Rio de Janeiro ganha três murais de arte urbana

Segunda edição do projeto cultural pintou edifícios de hospitais do INCA, totalizando oito painéis na cidade



Entre outubro e novembro, o Rio de Janeiro, uma das capitais mundiais do graffiti, ganhou mais três murais de arte urbana em seu horizonte. É quando aconteceu a segunda edição do Rio Esporte Arte, iniciativa lançada nos jogos Rio 2016, época em que foram pintados cinco murais sobre esportes olímpicos. Desta vez, as obras serão feitas em empenas cegas de hospitais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e da Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. Os artistas Lidia Viber, Mateu Velasco e Nicolau Mello escolheram os temas ciclismo e canoagem.

- Este ano, são quase quase mil metros quadrados de arte inseridos no cotidiano de milhares de cidadãos, no centro da cidade. Escolhemos esportes que simbolizam qualidade de vida e movimento, seja na ciclovia ou no mar e lagoas na cidade. A nossa proposta é revitalizar espaços públicos e fomentar a arte carioca - explica Gabriel Durán, produtor e idealizador do Rio Esporte Arte junto com o artista Nicolau Mello - Em apenas dois anos, vamos deixar para moradores e visitantes um total de oito pinturas muralistas. E queremos fazer mais.

É estimado o uso de aproximadamente 500 latas de spray e mais de 200 litros de tinta em todo o projeto. Lídia Viber fará a primeira pintura, de 232 metros quadrados, no Hospital do Câncer II (Rua Equador, 831 - Santo Cristo). Na sequência, Nicolau Mello pinta a empena de 378 metros quadrados do Hospital do Câncer I, que fica na Praça da Cruz Vermelha, 23 - Lapa. Finalizando o projeto, Mateu Velasco pinta outra empena do HCII.

- As pinturas muralistas, principalmente em hospitais, além de alegrarem o entorno, podem ser muito motivadoras, provocando a reflexão e até uma melhoria no ânimo e na disposição das pessoas que por ali transitam, sejam pacientes ou não. Por isso, apostamos nessa parceria do Rio Esporte Arte com o INCA - explica Marise Mentzingen, analista de comunicação do INCA.

Estreante no projeto, a artista mineira Lídia Viber criou uma ilustração que transmitisse paz, liberdade e interação com o meio do ambiente através da canoagem.

- Na canoa, pintei uma mulher negra navegando de olhos fechados, desfrutando a natureza, sentindo-se bem com ela mesma. A água é representada por pequenos vitrais, pedacinhos de vidro que são frágeis e ao mesmo tempo perigosos - explica a artista - A canoagem, uma prática milenar, uma herança indígena, é uma metáfora dessa mulher que navega serena e firme por todas as águas.

Projeto cultural oferece três oficinas de arte urbana gratuitas

Em paralelo à pintura dos murais, o Rio Esporte Arte promove aulas gratuitas de graffiti, stencil e ilustração para 75 jovens, com João Burle Bives, Luis Otavio Madruga e Pandro Nobã. As oficinas de dois dias de duração, cada, têm como objetivo estimular a arte urbana e capacitar profissionais para o futuro, apresentando novas possibilidades de trabalho na área da cultura.

Os encontros acontecem no mês de outubro no Plantando o Amanhã, na sede da Rede Cruzada, no, no Shopping Nova América, em Del Castilho. O Plantando o Amanhã é o projeto social do centro comercial da Ancar Ivanhoe sob gestão da ONG Rede Cruzada. Ao todo, projeto já atendeu mais de 7 mil pessoas, entre crianças e adultos.

- Acreditamos que podemos transformar a vida de adultos e crianças com arte e cultura. Esse é o nosso objetivo: tornar sonhos em realidade. Ficamos muito felizes em encontrar parceiros que compartilham da mesma crença e valores que os da Ancar Ivanhoe - diz Diego Marcondes, gerente nacional de marketing da Ancar Ivanhoe.

Sobre a primeira edição do Rio Esporte Arte


De julho a agosto de 2016, período em que cidade do Rio de Janeiro estava voltada os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Rio Esporte Arte pintou cinco empenas de prédios, formando um corredor cultural interligando Lapa, Centro, Região Portuária e Tijuca. Ao todo, foram quase 2 mil metros quadrados grafitados por Bruno Big, João Nitcho, Mateu Velasco, Nicolau Mello e Thiago Molon— um dos maiores projetos de arte urbana do Rio. Ciclismo, vela, natação, salto ornamental e basquete paralímpico foram os esportes representados nos tons dos aros olímpicos.

Os artistas

Lídia Viber

Nascida em Belo Horizonte, Lídia teve seu primeiro contato com a Arte Urbana aos 16 anos. Desde então, dedica-se a aperfeiçoar sua arte através da experimentação. A artista desenvolve seus personagens não só em muros das mais diversas proporções como também em outras linguagens artísticas. Entre elas, a aquarela, pintura a óleo, ilustração digital e, mais recentemente, a tatuagem.
Mais infos: www.facebook.com/lidiaviber

Mateu Velasco

Nasceu em Nova Iorque, mas desde pequeno vive no Rio de Janeiro, onde se formou em Desenho Industrial. Suas ilustrações e grafites, com estilo crítico e conceitual, podem ser encontrados pelos muros e galerias do Rio, São Paulo, Porto Alegre, Paris, Lisboa

e EUA. Mais infos: www.mateu-velasco.com

Nicolau Mello

Carioca, artista e designer gráfico, trabalhou como assistente de arte no cinema e criou um forte vínculo com a cenografia. Vínculo este que se manifesta intensamente em suas criações. Ao ver a cidade como arte, trabalha em sua pintura, composições de cores e movimentos que em sua maioria são vistas da cidade em que vive. Desde 2012, atua no seu próprio estúdio com direção de criação, pintura, design gráfico e xilogravura. Em 2016 foi incluído no Louis Vuitton City Guide Rio de Janeiro, descrito como referência na cena do graffiti carioca.


Mais infos: www.nicolaumello.com / www.estudiotey.com


Rio Esporte Arte 2018

#RioEsporteArte

Site: www.rioesportearte.comInstagram: @rioesportearte

Facebook: www.facebook.com/rioesportearte

Youtube: http://bit.ly/YoutubeRioEsporteArte
Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj

 agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com

  Instagram