13 de nov. de 2018

O Lago dos Cisnes ganha montagem infantil no Teatro XP Investimentos, no Jockey Club

O Lago dos Cisnes ganha montagem infantil no Teatro XP Investimentos, no Jockey Club

Juliana Martins faz curtíssima temporada de 10 a 25 de novembro com texto de Daniel Porto e direção de Alexandre Lino.


Foto: Janderson Pires

Inspirado no balé do compositor russo Tchaikovscky, o diretor Alexandre Lino deu uma nova roupagem para o clássico O Lago dos Cisnes, que ganhou uma adaptação moderna, com trilha sonora original e bem diferente do teatro comumente apresentado às crianças. A peça que faz parte do projeto MÚSICA CLÁSSICA NO TEATRO PARA TODA FAMÍLIA fará uma curtíssima temporada de 10 a 25 de novembro no Teatro XP Investimento, no Jockey Club, aos sábados e domingos às 16h.

Primeiro solo da atriz Juliana Martins em mais de 30 anos de carreira, a peça reúne dança, música e teatro físico. O propósito é estabelecer uma reaproximação com uma cultura quase esquecida e pouco difundida no Brasil. Trazer para as novas gerações o acesso à música “clássica” e com uma leitura atraente para toda a família. As nuances da música erudita vividas com a potência teatral trazendo o lúdico e a beleza em contornos abstratos, sutis e delicados.

- Nunca tinha passado por um processo desta forma, uma criação coletiva e que exige um preparo físico muito grande. Tem sido transformador – garante a atriz.

Além de estimular reflexões sobre o amor e as relações humanas esse é um projeto que nasce com a perspectiva de continuidade e irá transitar pelos balés de Tchaikovscky e na musicalidade de outros gênios como: Chopin, Beethoven e Vivaldi.

Com a curadoria e direção artística do ator, diretor e produtor Alexandre Lino, familiarizado e fã da música erudita, em 2010 produziu o espetáculo “Chopin & Sand: Romance sem Palavras” com texto de Walter Daguerre e direção de Jacqueline Laurence e direção musical do maestro Roberto Duarte. Lino também dirigiu o documentário ENSAIO CHOPIN que viajou diversos festivais no Brasil e exterior. O espetáculo O Lago dos Cisnes conta com a consultoria e preparação da bailarina Giselda Fernandes que em 2016 ficou consagrada com seu solo SOBRE CISNES. Com texto de Daniel Porto e o talento da atriz Juliana Martins é que essa investigação começa a tomar suas formas de cisne no imaginário de adultos e crianças.

A montagem busca a desconstrução da perspectiva e do estigma do teatro infantil como um teatro de construção linear e pouco provocativo para o universo das crianças. O Lago dos Cisnes rompe com esse conceito a partir do momento que assume o Teatro Para Toda a Família - uma nomenclatura já usada na Espanha quando se trata do teatro para criancas.

O Lago dos Cisnes propõe um diálogo entre as artes quando traz a obra de Tchaikovscky para o universo do teatro, especialmente do teatro infantil – apresentando o estudo da obra erudita que é pouco difundida dentro da arte para crianças.

LINK DE VÍDEO: https://www.youtube.com/watch?v=qOs1-GA-WUs


SINOPSE: O Lago dos Cisnes conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne por Rothbart, um feiticeiro perverso que desejava com ela se casar e possuir o seu reino. Condenada permanecer como cisne, Odette só pode ter seu feitiço quebrado até encontrar quem lhe jure amor eterno. Composto originalmente por Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876 em Paris, por encomenda do Teatro Bolshoi de Moscou. O Lago dos Cisnes é o balé mais montado mundialmente.

SINOPSE REDUZIDA: Odette vive sob um terrível feitiço. Durante o dia, transforma-se em um lindo cisne e só à noite volta à forma humana. Apenas o grande amor é capaz de quebrar a sua maldição.

FICHA TÉCNICA:TEXTO - DANIEL PORTO
DIREÇÃO – ALEXANDRE LINO
ELENCO – JULIANA MARTINS
A partir da obra de Tchaikovscky
TRILHA SONORA ORIGNAL: ALEX FONSECA
DIREÇÃO DE ARTE: KARLLA DE LUCA
ILUMINAÇÃO – PAULO DENIZOT
CONSULTORIA SOBRE CISNES e DIREÇÃO DE MOVIMENTO – GISELDA FERNANDES
ASSITENTE DE DIREÇÃO: RODRIGO SALVADORETTI
DESIGNER GRÁFICO: GUILHERME LOPES MOURA
ASSESSORIA DE IMPRENSA: MINAS DE IDÉIAS
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO e REALIZAÇÃO - CINETEATRO e BUBU PRODUÇÕES
IDEALIZAÇAO: ALEXANDRE LINO


SERVIÇO:O LAGO DOS CISNES

Local: Teatro XP Investimentos – Jockey Clube Brasileiro – Rua Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon. Tel.: 21 3807 1110

Temporada: 10 a 25 de novembro de 2018

Horário: Sábado e domingo às 16h.

Ingressos: R$ 60,00 / R$ 30,00 (meia entrada)

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre. Indiado para toda família

Gênero: Infantil.

Capacidade: 336 lugares


Agenda Cultural RJ ▪ Gabriele Nery ▪ Produção e Divulgação de Eventos Culturais. Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas em pontos estratégicos. Divulgação de Midia Online. (21)996769323 / whatsapp #agendaculturalrj

 agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com

  Instagram