10 de ago. de 2017

Filme “O Deserto do Deserto” estreia no Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro Documentário de Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia aborda a saga do povo saharaui Estreia 10 de agosto


Filme “O Deserto do Deserto” estreia no

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

Documentário de Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia aborda a saga do povo saharaui

Estreia 10 de agosto




Dirigido por Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia, “O Deserto do Deserto” é um documentário de longa-metragem sobre um dos mais duradouros e menos conhecidos conflitos do planeta - a invasão do Saara Ocidental, a última colônia da África, ocupada pelo Marrocos desde 1975, e o drama de seu povo, os beduínos nômades Saharauis.

“Fui "apresentado" ao Saara Ocidental no apartamento de Tito Gonzalez Garcia, em Paris. Lá ele me mostrou imagens impactantes que havia feito numa rápida visita aos campos de refugiados Saharauis, na Argélia. Tive três reações quase imediatas - a primeira foi de curiosidade e espanto sobre aquele conflito tão duradouro do qual nunca havia ouvido falar. Em seguida fiquei arrepiado ao ver aqueles sofridos beduínos falando Espanhol. Por fim fui invadido pela certeza de que tinha de ir ao encontro do Deserto”, conta Samir.

Confinados na parte mais inóspita do Deserto do Saara, o povo Saharaui resiste a mais de 40 anos de guerra e exílio. As tentativas de recuperação do território foram bloqueadas pela construção pelo Exército Marroquino de um muro com 2.700 km de extensão guarnecido por 140 mil soldados e sete milhões de minas, isolando os Saharauis das enormes riquezas minerais e pesqueiras do território ocupado. O muro marroquino, conhecido como “Muro de la Vergüenza”, é a maior barreira militar defensiva do mundo




Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia passaram um mês filmando nos Campos de Refugiados Saharauis, na Argélia e no chamado Território Livre Saharaui. Metade desse tempo foi empreendido em uma viagem de 3.200 km pelo deserto, por regiões às quais nenhum estrangeiro teve acesso desde 1991, com o objetivo de chegar até a última e pequena porção de costa ainda pertencente aos Saharauis.

Os cineastas acabaram fazendo parte do conflito quando o jipe que estavam explodiu ao passar por sobre uma mina antitanque, a apenas 800 metros do destino final – o Oceano Atlântico.

O Deserto do Deserto é um filme que leva à uma nova percepção do triste destino de um povo nômade forçado a viver confinado e que tem seu sofrimento praticamente desconhecido pela opinião pública mundial.”



SINOPSE

O Deserto do Deserto – documentário Brasil 2016/ 86 min. Classificação: 10 anos

“O Deserto do Deserto é um documentário de longa-metragem sobre um dos mais duradouros e menos conhecidos conflitos do planeta - a invasão do Saara Ocidental, a última colônia da África, ocupada pelo Marrocos há 40 anos, e o drama de seu povo, os beduínos nômades Saharauis. A equipe do documentário passou um mês filmando no Campos de Refugiados Saharauis, na Argélia, e no chamado Território Livre Saharaui. Metade desse tempo foi empreendido em uma viagem de 3.200 km pelo deserto, por regiões às quais nenhum estrangeiro teve acesso desde 1991.







Trailer:



https://youtu.be/FmGgFxMuK2Q



FICHA TÉCNICA

Direção, Roteiro, Fotografia e Montagem: Samir Abujamra e Tito Gonzalez Garcia

Design: Billy Bacon

Edição de Som e Mixagem: Rodrigo Vidal

Música: André Geiger e André Siqueira

Produção Executiva: Samir Abujamra

Produção Rio de Janeiro: Paula Tupinambá

Empresa Produtora: Ouidah Films

Produtores associados: Paula Tupinambá, Heloísa Alves, Rosane Serro, Pedro Monteiro, Paulo Henrique Fontenelle, Marcelo Moreira, Cláudio Bartolo, Sylvia Braconnot, Ana Leão e Luiz Augusto Teixeira de Freitas.



SERVIÇO DA ESTREIA

Dia 10 de agosto, 20h

Cine Odeon - Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro Praça Floriano, 7 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050

Telefone: (21) 2240-1093







Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj