28 de jul. de 2015

Circo Dux comemora os 10 anos de carreira com Cabaré - Evento gratuito que contará com vários convidados da arte circense e teatral será realizado no dia 30 de julho na Fundição Progresso

Com a presença da nata da arte circense-teatral carioca, o Circo Dux comemorará seus 10 anos de carreira com o Cabaré Dux 10 Anos , no Pavilhão Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso, em 30 de julho, às 20h. Já estão confirmadas as participações de artistas como Cia do Público (Julio Adrião, Marcio Libar e Sérgio Machado), Claudio Parente, Coletivo Nopok, Teatro de Anônimo e o Mágico Rossini. A entrada é gratuita.

A direção do Cabaré será de Sérgio Machado, que terá a função de criar um fio condutor entre os números que os artistas apresentarão. A noite ainda receberá outras grandes atrações, como o lançamento da revista “Dux 10 Anos”, na qual estará encartado o DVD de um documentário de mesmo nome. O filme será exibido para os presentes e o evento culminará com uma grande festa embalada pelo DJ Caco para celebrar os 10 anos do Circo Dux.

A programação da noite de Cabaré é a seguinte:
20h - Abertura da Casa/DJ Caco
21h - Lançamento da revista e do DVD “Dux 10 Anos”
21h10 - Exibição do documentário “Dux 10 Anos”
22h - Cabaré
00h às 3h – DJ Caco

Patrocínio: Rio 450 e Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura
Realização: Circo Dux, FUNARTE, Ministério da Cultura, Governo Federal – País Rico é País Sem Pobreza
Parceria: Mais e Melhores Produções Artísticas e Rinoceronte Produções
Apoio: Fundição Progresso

A trajetória
Criado em 2005 no Rio, a dupla formada por Lucas Moreira e Fabrício Dorneles tem fundado cada vez mais as suas bases como uma companhia carioca de circo, apresentando-se em palcos, picadeiros e praças da cidade e levando também o seu trabalho para outros estados do Brasil e outros países. Lucas e Fabrício são ex-alunos da Escola Nacional de Circo e criaram o Circo Dux com o objetivo de buscar e criar as formas de subsistência a partir de um trabalho circense mais autoral.

O Projeto “Circo Dux 10 Anos” marca a conclusão de um ciclo de trabalho e o início de outro. Na mesma medida em que envolve a continuação do aprimoramento técnico e montagem de novos números, o projeto tem a intenção de processar criticamente o trabalho de pesquisa que foi feito na primeira década de existência do grupo, gerando assim conteúdos para preservação da memória e fonte de pesquisa.


“Para este processo contamos com a orientação da pesquisadora Ermínia Silva, que acompanha o Dux desde a origem, e auxiliará o grupo na percepção sobre o lugar que ocupa no cenário circense e na cultura do país”, diz Fabrício Dorneles.

Neste ano de comemorações, o Dux fez uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, no início do ano, apresentou-se em abril no Festival de Circo de Votorantim (SP) e, em maio, fez uma temporada em São Paulo, no Espaço Parlapatões. Além disso, treinamentos com o maestro e compositor Tato Taborda, o Mágico Rossini e o ator Goos Meeuwsen (Cia. Finzi Pasca), que comandará a Oficina de Jogo Cômico que será realizada entre os dias 9 e 16 de julho. Desses treinamentos são extraídos materiais para futuros espetáculos e alguns resultados serão apresentados no Cabaré.

O Circo Dux venceu o Prêmio Carequinha em 2007 e 2009. Em 2008 foi contemplado com o prêmio “Júri popular” no VI FIL/RJ. Foram patrocinados pela Petrobras em 2012 e 2013, através do edital de Manutenção de Trupes e Cias., tendo como resultado o espetáculo Blefes Excêntricos. Durante sua trajetória, participou de diversos festivais como Anjos do Picadeiro, Festival dos Inhamuns, Festival de Inverno Sesc, Festival Isnard Azevedo, entre outros.

Serviço
Cabaré Circo Dux 10 anos
Local: Pavilhão Teatro de Anônimo - Fundição Progresso
Datas: 30 de julho
Horário: 20h
Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Centro
Ingressos gratuitos - sujeito à lotação da casa 
Capacidade: 250 pessoas.
Informações: (21) 3212-0800.


Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 

 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj 

  Instagram