8 de jul. de 2015

Midrash Centro Cultural e Editora Texto Território apresentam: Modos de contar: Nova Iorque e Rio de Janeiro em papel e tinta Dia 20 de julho, segunda-feira, às 20 horas, entrada franca Bate-papo + Lançamento do livro : "Diários da Patinete: Sem um Pé em Nova Iorque" de Lidia. V. Santos Lidia V. Santos - Bruno Liberati - Clarisse Fukelman - Julia Michaels Uma troca de experiências entre duas escritoras que vivem no Rio de Janeiro e Nova Iorque é tema do evento que reúne bate-papo e literatura no Midrash Centro Cultural, no Leblon. Neste dia, a escritora brasileira Lidia V. Santos lança o livro "Diários da Patine: Sem um pé em Nova Iorque" ao lado do cartunista e ilustrador Bruno Liberati, e convida para a mesa mediada pela professora de literatura Clarisse Fukelman, a escritora americana Julia Michaels, autora do livro "Solteira no Rio de Janeira: as aventuras de uma gringa cinquentona na Cidade Maravilhosa". A carioca vive em Nova Iorque e a novaiorquina no Rio de Janeiro. O conhecimento de cá e de lá resultaram nas duas publicações. As escritoras somam ao evento um descontraído bate-papo, bem ao clima das duas cidades. "Moro onde não nasci e escrevo sobre essa experiência", disse Lidia.



A partir do livro Diários da Patinete. Sem um Pé em Nova Iorque, Lidia V. Santos, sua autora e Bruno Liberati, ilustrador do livro, contam como é a experiência de escrever e ilustrar um livro onde o personagem é uma cidade (ou duas, na medida em o Rio de Janeiro sempre nele aparece como contraponto `a cidade de New York).

Por outro lado, Julia Michael com humor descreve como é uma americana viver solteira no Rio de Janeiro aos cinquenta anos de idade, assunto de seu livro "Solteira no Rio de Janeira: as aventuras de uma gringa cinquentona na Cidade Maravilhosa"(Língua Geral).

O enredo do livro de Lidia, que pode ser resumido como o deslocamento da "diarista" por Manhattan utilizando uma patinete ortopédica, indicada pelos médicos americanos como ferramenta auxiliar na recuperação de um tornozelo quebrado, abre a possibilidade de discutir temas como mobilidade urbana e meios de transporte alternativo ao automóvel poluidor. A autora, também muito bem humorada, defende a patinete como o melhor deles. Portanto, depois do Orfeu de Bicicleta, livro de Francisco Bosco lançado em 15 de junho, no Midrash, nada como os Diários da Patinete para continuar a conversa.

Já livro de Julia Michaels, deixa no ar uma interrogação ao mesmo tempo que logo responde. “O que faz uma gringa quando, após 25 anos de casamento, o marido brasileiro pede o divórcio? Compra uma bolsa nova e enfrenta o turbilhão de possibilidades que é o Rio de Janeiro”. Neste sincero e empolgante livro de memórias, a norte-americana Julia relata o fim da vida de casada e o atribulado regresso à condição de solteira em uma cidade onde sedução e sexo fazem parte do jeito de ser. Na busca pelo amor, encontra a própria identidade, fazendo ela mesma uma revolução.

Lidia V. Santos

Escritora e professora universitária - UFF, Yale University e Graduate Center / CUNY). A carioca, foi morar na Nova Iorque que ambienta os "Diários da Patinete. Sem um Pé em Nova Iorque" em 2012, depois de viver desde 1995 nos Estados Unidos, mais precisamente no estado de Connecticut, onde ensinou por onze anos na Universidade de Yale. É também professora, portanto, com doutorado em literaturas hispano-americanas pela USP. Ao sair do Brasil, onde trabalhava na UFF, levava na bagagem dois livros de contos e alguns prêmios literários, dos quais o mais importante era o primeiro Prêmio Guimarães Rosa, atribuído pela Radio France Internationale / RFI (1992) aos escritores de língua portuguesa.

Julia Michaels

Escritora de "Solteira no Rio de Janeira: as aventuras de uma gringa cinquentona na Cidade Maravilhosa". Desde 2010, o seu foco tem sido a transformação do Rio de Janeiro, no seu site bilingue, RioRealblog. Seu olhar único, crítico e de compaixão, como residente estrangeira, tem atraído leitores do mundo todo, entre moradores, visitantes, acadêmicos e jornalistas. Publicou, com Maria Lago, o livro de mesa Arpoador Homenagem em 2013.

Sobre o livro:

“Diários da Patinete - Sem um Pé em Nova Iorque” (Editora TextoTerritório). De Lidia V.Santos. Ilustrações de Bruno Liberati. Capa de Julia Liberati

Categoria: Auto-ficção

SERVIÇO:

Dia 20 de julho, segunda-feira, às 20 horas

Modos de contar: Nova Iorque e Rio de Janeiro em papel e tinta

Bate-papo sobre as experiências de duas escritoras, a brasileira(Lidia V. Santos) e Nova Iorque e a americana(Julia Michaels ) no Rio de Janeiro.
Lançamento do Livro “Diários da Patinete - Sem um Pé em Nova Iorque” (Editora TextoTerritório). De Lidia V.Santos. Ilustrações de Bruno Liberati. Capa de Julia Liberati.
      Preço: R$ 45,00
      Número de páginas: 155

Convidada: Julia Michaels, autora americana  do livro "Solteira no Rio de Janeira: as aventuras de uma gringa cinquentona na Cidade Maravilhosa".

Mediadora: Clarisse Fukelman, professor de literatura da PUC-RJ

Midrash Centro Cutural

Auditório: 2º andar

Rua: General Venâncio Flôres, 182 - Leblon, Rio de Janeiro - RJ,

Telefone: (21) 2239-1800

Capacidade:  50 lugares

Censura: livre

Cida Fernandes & Clóvis Corrêa | Assessoria de Comunicação | 21] 986243980 |98289772

Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
 Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj

  Instagram