Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

1 de jul de 2015

MAST promove palestra sobre a Formação de Moléculas no Meio Interestelar - O Ciclo de Palestras deste mês recebe Thiago Monfredi, doutorando pelo Observatório do Valongo (UFRJ). O público confere ainda sessões do planetário inflável, visita orientada pelo campus e o Programa de Observação do Céu. Tudo gratuito!



A programação deste fim de semana, dias 04 e 05 de julho, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) reúne atividades muito interessantes para os amantes da astronomia! Haverá o ciclo de palestras com o tema “A Formação de Moléculas no Meio Interestelar”, sessões do Planetário Inflável Digital, o Programa de Observação do Céu e uma visita orientada pelo Museu. Todas as atividades são gratuitas!

Você sabia que a ciência que une a química e a astronomia é conhecida como Astroquímica? No ciclo de palestras, que acontece neste sábado às 16h, Thiago Monfredi, doutorando pelo Observatório do Valongo (UFRJ), irá falar das pesquisas sobre a química em diversos ambientes astronômicos e quais histórias as mais de 180 moléculas já identificadas no meio interestelar e em envoltórios circunstelares podem nos contar: como por exemplo, a respeito da formação do nosso próprio Sistema Solar.

Os visitantes do MAST poderão curtir as sessões do Planetário Inflável Digital no sábado e no domingo, às 15h e às 17h. O planetário nos permite simular o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas, que normalmente são de longa duração e, por isso, de difícil percepção. Imagens do céu noturno são projetadas em uma cúpula inflável, oferecendo ao espectador a oportunidade de observar o céu sempre limpo, faça chuva ou faça Sol no céu de verdade!                 

No Programa de Observação do Céu (POC), uma das mais tradicionais atividades do MAST, o público tem a oportunidade de ter um contato maior com a astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio de lunetas, telescópios ou simplesmente a olho nu. A atividade, que acontece as quartas e sábados, é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

O POC começa às 17h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, onde o público fica sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.

No domingo, às 16h, haverá visita orientada pelo Museu. Durante a visita pelos 40 mil m² do campus, um mediador apresenta, aos visitantes, o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do Museu. Em dias chuvosos, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição temporária “As Estações do ano, a Terra em movimento”.


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 04 de julho

Planetário Inflável
15h e 17h

Ciclo de Palestras
16h

Programa de Observação do Céu (POC)
17h30 às 20h

Domingo, 05 de julho

Visita Orientada
16h

Planetário Inflável
15h e 17h


Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj

  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs