Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

24 de jul de 2015

Visitantes do MAST aprendem a montar modelo de Planisfério Lunar Além de fazer um aparato utilizado para calcular a hora e a fase que a Lua aparece à noite, o público tem a oportunidade de observar o céu através da luneta centenária, participar do Cozinhando com a Ciência e de visitas orientadas pelo campus do MAST.


Neste domingo, dia 26 de julho, às 16h, os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) aprendem a montar um aparato utilizado para calcular a hora e a fase que a Lua aparece à noite: um modelo de planisfério lunar! Além da oficina Faça você mesmo, haverá no fim de semana, o Programa de Observação do Céu, visitas orientadas pelo campus do MAST e o Cozinhando com a Ciência. Tudo gratuito!

A Lua, nosso satélite natural, é o segundo corpo celeste mais brilhante do céu. Desde que o homem passou a olhar para o céu, ela tornou-se uma importante referência não somente para os calendários, mas também para a arte e a mitologia. Mas você já parou para pensar porque a Lua muda de forma no céu? Venha descobrir no MAST! E ainda aprender como funciona um planisfério lunar, saber mais sobre a influência do movimento da Lua em relação à Terra, reconhecer suas fases e seus efeitos.

No Cozinhando com a Ciência, que acontece no sábado (25) às 16h, o público irá produzir massinha de modelar com ingredientes do nosso dia a dia e usá-la para construir uma maquete que mostra a interação Terra, do Sol e da Lua. Nessa brincadeira da “Massinha Celeste”, os participantes irão entender como a luz do Sol influencia a nossa vida!

Às 17h30, começa o Programa de Observação do Céu com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”. Em seguida, todos são convidados a observar a Lua, os planetas Vênus, Saturno e Júpiter, e aglomerados estelares através da centenária Luneta Equatorial e de um moderno telescópio refletor. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

Os visitantes do MAST terão a oportunidade de conhecer o maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. Durante a visita orientada pelos 40 mil m² do campus, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e ensina sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. A atividade acontece no sábado (25) e domingo (26) às 15h e 17h.


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

Programação

Sábado, 25 de julho

Visita orientada
15h | 17h

Cozinhando com a ciência
Receita: Massinha Celeste
16h

Programa de Observação do Céu
17h30 às 20h

Domingo, 26 de julho

Visita orientada
15h | 17h

Faça você mesmo
Tema: Planisfério das Fases da Lua
16h.

Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs