Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

24 de nov de 2015

Agenda Cultural Mandela Vive celebra a cultura de Manguinhos, Rio de Janeiro com programação cultural gratuita






A Agenda Cultural Mandela Vive, iniciativa desenvolvida pelo Ecomuseu de Manguinhos, Rede CAPP, Centro Afrocarioca de Cinema Zózimo Bulbul e Rede Manguinhos Tem Cultura, com apoio da Fiocruz, prepara três dias de apresentações artísticas, exposições e show de calouros nos dias 26, 27 e 28 de novembro.  Toda a programação acontece em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos, na Zona Norte do Rio e contará com vários artistas que moram ou atuam no território, além de outros convidados. 

O primeiro dia da Agenda, quinta-feira 26, será marcado pela festividade que marca o resgate da memória sobre um show de calouros, conhecido como Show do Juvenal, que acontecia em Manguinhos entre as décadas de 50 e 60 com cobertura da Rádio Nacional.  A partir das 18h, artistas, moradores e amigos se encontrarão para um show de calouros, relembrando a antiga atração cultural de Manguinhos.  Haverá ainda a participação da Oficina Portinari, do grupo Música na Calçada, dos sambistas Virgílio Moreira e Leandro Partideiro. O evento contará com a curadoria  e com a  presença de integrantes do Experimentalismo Brabo. 

Na sexta, acontece 2ª Mostra Cultural de Manguinhos, que trará rará apresentações que mesclam samba e teatro, duas linguagens artísticas bastante presentes no território. A noite terá a roda do Samba de Benfica e convidados, e ainda um espetáculo sobre  Nelson Mandela. 

O Baile Literário (28) vai ser o desfecho da programação, com apresentações que vão fundir o funk à literatura. Haverá atrações de hip hop e discotecagem com panorama histórico do funk desde as raízes norte-americanas ao batidão carioca, coletivos de artes plásticas do território de Manguinhos, sarau poético com espetáculo de luz e som, e o lançamento dos livros do Bando Editorial Favelofágico – editora sem fins lucrativos que conduziu a Residência Literária da Agenda com autores de periferias da cidade em Manguinhos entre julho e setembro deste ano.

Entre as publicações estão dois livros, um reúne peças do dramaturgo de Manguinhos, Geraldo de Andrade, seguidor de Luiz Mendonça na seara do Teatro de Favela e o outro, um livro de contos, fruto da residência literária. Segundo o coordenador do Ecomuseu, Felipe Eugênio, o objetivo da Agenda é estimular uma produção artística, com ênfase na literatura, de contestação dos modelos hegemônicos a partir do olhar e vivência de segmentos da população que normalmente são representados, e não encontram espaço para se auto-representarem.

“Nosso objetivo é estimular a produção artística que enfrente e se posicione diante das iniquidades que existem na cidade e que reconheça que o sujeito de transformação dessa realidade vem justamente dos espaços mais empobrecidos”, explicou Felipe.

A Agenda Cultural Mandela Vive foi viabilizada a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Município do Rio de Janeiro e conta com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Fiotec, e empresa 2 Alianças Logísticas. O calendário de atividades teve início em junho com o seminário ‘Literatura no Dente – Favelofagia e outras poéticas políticas’, que ocupou auditórios da UERJ durante três dias, e foi lançada oficialmente em 29 de setembro com o seminário ‘Literatura ao Pé do Ouvido’, sobre literatura e acessibilidade, no Museu da Vida da  Fiocruz.

Serviço:

Agenda Cultural Mandela Vive

Local: Praça em frente à Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, antiga Av. Suburbana, nº 1.184)

Referências: Próximo à UPA Manguinhos, Colégio Estadual Luiza Carlos da Vila, Casa do Trabalhador Manguinhos, Centro de Referência da Juventude Manguinhos, Casa da Mulher de Manguinhos.

Linhas de ônibus:

312 (Olaria x Candelária), 313 (Penha x Candelária), 621 (Penha x Saens Pena), 622(Penha x Saens Pena), 350 (Passeio x Irajá), 711 (Rio Comprido x Rocha Miranda), 629(Saens Pena x Irajá), 296(Irajá x Castelo), 298 (Acari x Castelo), 624 (Praça da Bandeira x Mariópolis), 634 (Bananal x Saens Pena), 630 (Iapi da Penha x Saens Pena), 680 (Iapi da Penha x Méier).

Página da Agenda Cultural Mandela Vive no Facebook:https://www.facebook.com/agendaculturalmandelavive

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs