4 de nov. de 2015

Exposições e debate fazem parte da programação da Galeria Scenarium durante a Feira Rio Antigo e a Tiradentes Cultural

Todo primeiro sábado do mês o Centro Antigo recebe, tradicionalmente, a Feira Rio Antigo e a Tiradentes Cultural. Neste sábado (7/11), a Galeria Scenarium integra também a Semana Design Rio, com as exposições ‘Do Outro Lado do Desenho’ e ‘Azul Cobalto – Azulejos e Memórias’, além de incluir em sua programação a projeção com debate sobre o filme ‘Presidente Vargas, Biografia de uma Avenida’. Confira a programação completa:
‘Do Outro Lado do Desenho’: O artista e escultor mineiro Leo Santana inaugurou sua nova exposição ‘Do Outro Lado do Desenho’, na Galeria Scenarium, localizada no Centro Antigo do Rio de Janeiro. Mundialmente conhecido por sua obra Drummond no Calçadão, instalada desde 2002 em Copacabana, o artista escolheu a cidade como ponto de partida para apresentar a diversidade da sua obra em uma nova trajetória. Em homenagem ao aniversário do poeta, Leo criou uma réplica da escultura que acompanhará a exposição por outros lugares do país. (Térreo) 
‘Azul Cobalto – Azulejos e Memórias’: O Instituto Scenarium promove a exposição a partir da Coleção do sócio do Grupo Scenarium, Nelson Torzecki, garimpada, ao longo de mais de 20 anos. A exposição é composta por cerca de 100 painéis estruturados a partir de peças dos séculos XVI ao XX, algumas nunca expostas anteriormente. (2º e 3º andares)
‘Presidente Vargas, Biografia de uma Avenida’ (filme e debate, às 16h): A história do Centro do Rio de Janeiro, pode ser definida antes e depois da construção da Avenida Presidente Vargas. O lugar histórico cheio de fatos relevantes de nossa cultura e o bairro próspero e miscigenado que se formou com a Praça Onze, perde as suas raízes populares para dar lugar a uma grande avenida de integração. A reflexão sobre este espaço e a sua simbologia cultural, é um item fundamental para o entendimento da cidade e sua formação, para seus futuros projetos urbanísticos, como uma referência histórica, cultural e morfológica, de grande interação humana e riqueza artística. O debate pretende repensar todos estes valores e fatos do passado, além de contextualizá-los com o resultado da Avenida hoje e com os atuais processos de renovação da cidade. (Local: auditório. Capacidade: 52 pessoas. Duração do filme: 45 minutos. Debatedor convidado: Professor e escritor Muniz Sodré. Autor e Diretor do filme: Sérgio Bloch. Arquiteto e Urbanista e Consultor do filme: Paulo Fonseca.)

Serviço: Galeria Scenarium
Data: 07 de novembro
Horário: 13h às 19h
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro/RJ
Contato: (21) 3147.9017
www.galeriascenarium.com.br
Entrada franca

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram