Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

14 de mai de 2015

6˚CINEFOOT DIVULGA A SELEÇÃO 2015 - 22 filmes na disputa pela Taça Cinefoot - Abertura do 6º CINEFoot: Messi, de Álex de la Iglesia (Espanha, 2014) - É com muita satisfação que convidamos a todos para a Sessão de Abertura do sexto ano do CINEfoot - Festival de Cinema de Futebol no Rio de Janeiro, no dia 21 de maio, quinta-feira, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema (Praia de Botafogo, 316) com a exibição do longa-metragem espanhol Messi.



video


Lionel Messi tinha o sonho adolescente de jogar pela Argentina em uma Copa do Mundo e antes de chegar ao patamar que está hoje, sua infância foi complicada. Após ser diagnosticado com deficiência no hormônio de crescimento, ele deixou sua família na cidade de Rosario, na Argentina, e se mudou para a Espanha para jogar no FC Barcelona, com a promessa de que o clube pagaria as suas despesas médicas. Já nos dias atuais, professores, treinadores, amigos e colegas de time de Messi, assim como outras lendas do futebol, se reúnem para analisar o jogador dentro e fora dos campos.

Com roteiro do ex-jogador e atual dirigente Jorge Valdano e dirigido pelo cineasta espanhol Álex de la Iglesia, o filme tem a presença de companheiros do Barcelona: Guardiola, Menotti, Sabella, Maradona e Cruyff, que, emu ma de suas falas no filme, declara: “Graças a Deus que Messi existe”.

A cineasta Anna Azevedo receberá a “HONRARIA FUTEBOL ARTE 2015” pela sua dedicação ao futebol em sua carreira de cineasta. Além de “GERAL”, Anna Azevedo também dirigiu o curta-metragem “BERLINBALL”, onde meninos de Campina Grande, na Paraíba, sonham em brilhar nos campos de futebol de Berlim, caso do jogador Marcelinho Paraíba.



Com Fábio Tubino no programa Manchete Esportiva detalhando a programação do 6˚CINEfoot. Tubino será o mediador do debate que faremos no dia 25/5, às 15h, no auditório da FACHA: "Ecos do 7x1, por um futebol melhor, não apenas nas quatro linhas".







“GERAL” destaca os personagens que habitavam o espaço mais democrático do Maracanã, extinto há 10 anos, e também será exibido na sessão de abertura do CINEFOOT, após a homenagem à Anna Azevedo.

A programação desse ano:

O CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL anuncia a sua lista de convocados para as mostras competitivas da sua sexta edição no Rio de Janeiro. O número de inscrições em 2015 alcançou novo recorde: 156 filmes.

Para a Mostra Internacional Competitiva de Longa-Metragem foram selecionados 10 filmes, sendo 4 brasileiros e 6 internacionais vindo de países como Suécia, Grã-Bretanha, Polônia, Alemanha, Estados Unidos e  Argentina.

Entre os nacionais estão escalados "Campo de Jogo“, de Erik Rocha; "Geraldinos“, de Pedro Asbeg; "Ídolo“, de Ricardo Calvet; e "Amazonas, o Jogo da Bola“, de Chicão Fill, o primeiro longa-metragem de futebol produzido no Amazonas.

Integram a Mostra Internacional Competitiva de Curta-Metragem 12 filmes: 6 brasileiros e 6 internacionais. O Brasil está escalado com curtas-metragens dirigidos por Maria Augusta Ramos, Adirley Queirós, Kleber Mendonça Filho, Leandra Leal/Rita Toledo/Carolina Benjamin, Rafael Bacelar/Victor Paschoal e Luciano Pérez Fernández. O selecionado estrangeiro apresenta curtas da Espanha, Israel, Alemanha, Letônia e Iraque, além de uma co-produção da Australia com Sri Lanka.

Em 2015, o CINEFOOT amplia mais uma vez as suas fronteiras chegando definitivamente em Recife, em parceria com a REC Produtores. Na capital pernambucana, o CINEFOOT ocorrerá em setembro juntamente com as edições de São Paulo e Belo Horizonte.






RODADA DUPLA NO CINEFOOT, 23/5, Sábado, no Espaço Itaú de Cinema, Praia de Botafogo: “CAMPO DE JOGO”, de Erik Rocha, às 19h & “GERALDINOS”, de Pedro Asbeg e Renato Martins, às 21h. 

“CAMPO DE JOGO” mergulha no universo do futebol como expressão genuína da cultura brasileira. Perto do mítico estádio do Maracanã, encontramos o campo de futebol popular do bairro Sampaio. Geração x Juventude disputam a final. “GERALDINOS” apresenta imagens fantásticas da geral do Maracanã nos últimos jogos que antecederam o seu fechamento, com depoimentos de personagens icônicos da geral e jogadores como Zico e Romário. E trilha feita por Marcelo Yuka e André Sachs.




Confira a seleção de filmes:

RIO DE JANEIRO / MOSTRA COMPETITIVA DE LONGA-METRAGEM

1) Campo de Jogo (de Erik Rocha, RJ)
2) Geraldinos (de Pedro Asbeg, RJ)
3) Amazonas, o Jogo da Bola (de Chicão Fill, AM)
4) Ídolo (de Ricardo Calvet, RJ)
5) Isto é Söderstadion (de Andreas Bjunér, Suécia)
6) O próximo Gol Leva (de Mike Brett e Steve Jamison, Grã-Bretanha)
7) Mundial, as Maiores Apostas (de Michal Bielawski, Polônia)
8) Mata Mata - Histórias Sobre Futebol, Sonhos e Vida  (de Jens Hoffmann, Alemanha)
9) Filhos de Ben: o Filme (de Jeffrey C. Bell, USA)
10) Loucura que Apaixona minha Cidade (de Maximiliano Baldi, Argentina)

RIO DE JANEIRO / MOSTRA COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM

1) O Outro Lado (de Khen Shalem, Israel)
2) O Caminho dos Melancólicos (de Nacho Casado, Espanha)
3) Aquele Abraço (de Leandra Leal, Rita Toledo e Carolina Benjamin, RJ)
4) Maalu (de Sanjay de Silva, Australia / Sri Lanka)
5) Um Brilho de Felicidade (de Ricardo Wolff e Sven Schrader, Alemanha)
6) A Copa do Mundo no Recife (de Kleber Mendonça Filho, PE)
7) Os Boias-Frias do Futebol (de Luciano Pérez Fernández, RJ)
8) Meu Nome é Maninho (de Adirley Queirós, DF)
9) Alambrados do Subúrbio (de Rafael Bacelar e Victor Paschoal, RJ)
10) Um Breve Filme Sobre a Vida (de Laila Pakalnina, Letônia)
11) Bola (de Brwa Kamil, Iraque)
12) Ritos (de Maria Augusta Ramos, RJ)

No Rio de Janeiro, o CINEFOOT será realizado de 21 a 26 de maio no Espaço Itaú de Cinema Praia de Botafogo; no Ponto Cine, Guadalupe e no Cine Teatro Eduardo Coutinho, Manguinhos. De 28 a 31 de maio, acontece uma mostra especial do CINEFOOT no CCJF-Centro Cultural Justiça Federal. Entrada franca em todas as sessões.

A EMOÇÃO DO MAIOR ESPORTE NACIONAL NAS TELAS DE CINEMA
O CINEfoot é o primeiro e único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Sua programação inclui mostras competitivas internacionais, mostras especiais, debates, homenagens, dentre outras atividades.

Serviço: 6º CINEFoot - Festival de Cinema de Futebol

Espaço Itaú de Cinema: Praia de Botafogo, 316. RJ.
Data: Dia 21/5 - Abertura do Festival - 20h30. - Credenciamento por email
Data: 22 (sexta) ao dia 26/5 (terça), às 17h, às 19h e às 21h
Sessões Dente de Leite (infanto-juvenil): Sexta (22/5), Sábado (23/5) e Segunda (25/5), às 15h.
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Para garantir o ingresso, comparecer com 1 hora de antecedência ao início das sessões).
Capacidade: 157 lugares (Espaço Itaú de Cinema).
Classificação: livre.

Ponto Cine: Estrada Camboatá, 2300. Guadalupe.
Data: dia 25/05, segunda, às 9h e às 11h
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Para garantir o ingresso, comparecer com 1 hora de antecedência ao início das sessões).
Capacidade: 73 lugares.
Classificação: livre.

Cine Teatro Eduardo Coutinho / Cine Manguinhos: Av. Dom Helder Camara, 1184. Benfica.
Data: 21/05 (quinta) e 22/05 (sexta), às 14h e às 16h (duas sessões diárias)
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Para garantir o ingresso, comparecer com 1 hora de antecedência ao início das sessões).
Capacidade: 200 lugares.
Classificação: livre.

CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal: Avenida Rio Branco, 241.Centro. RJ
Data: de 28 (quinta) ao dia 31/5 (domingo).
Quinta 28/5, às 19h
Sexta 29/5, às 18h e 19h
Sábado 30/5, às 19h
Domingo 31/5, às 18h e 19h

Entrada Franca (Sujeita à lotação. Para garantir o ingresso, comparecer com 1 hora de antecedência ao início das sessões).
Capacidade: 60 lugares.
Classificação: livre.


Mais informações:


Agenda Cultural do Rio de Janeiro
Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. (21)99676-9323 (whats app) agendaculturalrj@gmail.com 

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs