21 de mai. de 2015

7ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão Uma viagem pela história, ciência e cultura da cidade! Venha fazer uma viagem por um bairro que tem 450 anos de história!


Nos dias 23 e 24 de maio, acontece a 7ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. Neste ano, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e outras cinco instituições científico-culturais de grande importância histórica participam deste circuito que é o evento de abertura das comemorações dos 450 anos do Bairro Imperial de São Cristóvão.

O passeio tem como ponto de partida a Quinta da Boa Vista. Entre 10h e 16h, em intervalos regulares, ônibus sairão do parque com destino às instituições culturais do bairro. Exposições, seminários, oficinas, debates, visitas mediadas, exibição de filmes, espetáculos de teatro, dança e música são algumas das atividades especiais oferecidas pelas instituições participantes neste fim de semana. As atividades são gratuitas e voltadas para públicos de todas as idades.

Fazem parte deste roteiro cultural, o Museu Nacional, o Centro Hípico do Exército, o Museu Militar Conde de Linhares, o 1° Batalhão de Guardas, o Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Centro Cultural Maçônico. É importante ressaltar que o público pode visitar as instituições por quanto tempo quiser e fazer o seu próprio circuito, pois, a todo momento, haverá ônibus para levá-lo de um local a outro.

O Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão encerra as atividades da 13ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema, neste ano, Museus para uma sociedade sustentável. A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nesta edição, 1.387 instituições estão participando com 4.570 atividades inscritas.

SERVIÇO
Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão
Dias 23 e 24 de maio

Programação

Museu Nacional
Quinta da Boa Vista. Dias 23 e 24 de Maio, das 10h às 16h

Mostras e Oficinas:

- Arte dos Dinossauros
 - Onde Tudo Começou: Da Pré-História à História
 - As Aves Brasileiras e seus (en)Cantos
 - As Plantas e os usos Indígenas
 - Introdução do Novo Audioguia do Museu Nacional
 - Exposição Fotográfica, Vídeos e Coleção Zoológica das Ilhas Cagarras (Dia 23/05)
 - Visita Guiada: O Museu e o Parque
 - Exposição Bairros Carioca (Somente dia 24/05)

Centro Hípico do Exército
Avenida Bartolomeu de Gusmão, 453. Dias 23 e 24 de Maio, das 10h às 16h.

11h e 14h30 - Apresentação do Carrossel
 10h e 15h - Apresentação da banda do 2° Regimento da Cavalaria de Guarda

Museu Militar Conde de Linhares
Av. Pedro II, 383. Dias 23 e 24 de Maio, das 10h às 17h

Visitação às Exposições Permanentes, que narram a evolução da História Militar do Brasil e do mundo. Destacam-se os efeitos especiais do Salão da FEB, que dão a sensação de um cenário de guerra. O MMCL oferece, este ano, uma novidade: o guia virtual, onde o visitante tem uma visita guiada em seu próprio celular, tablets e outros.

Dias 22, 23 e 24 de maio - das 12 às 20h.
- 5ª Edição do Circuito Moda Carioca: evento que reúne, moda, gastronomia e palestras. Roupas e acessórios, femininos e masculinos, com descontos de até 70%.
  
1° Batalhão de Guardas
Avenida Pedro II, 158. Dias 23 e 24 das 10 às 16h

10h30, 14h e 15h - Apresentação da Banda Sinfônica do 1° BG
10h50 e 14h20 - Apresentação do Canil do 1° BG
11h05 e 14h35 - Apresentação da Ordem Unida Sem Comando
10h às 16h -  Exposição Bairros Carioca (Somente dia 23/05)
  
Centro Cultural Maçônico
Campo de São Cristovão, nº 114. Dia 24 de Maio, das 10h às 16h

14h - Palestra "450 anos do Bairro Imperial de São Cristóvão" - com o historiador e escritor Profº Nireu Cavalcanti e o arquiteto e escritor Hélio Brasil.

- Exposição de longa duração - Cultura Maçônica/História do Brasil
- Exposição "Fragmentos Históricos do Bairro de São Cristóvão" - oléo sobre tela - artista plástica Rejane Sobreira
- Acervo Iconográfico Digitalizado, da museóloga, escritora e artísta plástica Rejane Sobreira.

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586. Dia 23 de maio, das 10h às 20h | 24 de Maio, das 10h às 16h

10h às 12h e 14h às 16h

Observação do Sol
Os visitantes podem observar o Sol através de telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, filamentos e protuberâncias.

Planetário Inflável Digital
Imagens do céu noturno são projetadas em uma cúpula inflável onde o visitante poderá observar planetas, estrelas e constelações, além de poder assistir a filmes fulldome.

Visita Guiada
Um mediador apresenta o campus histórico e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Se chover, a atividade é direcionada para as exposições.

Brincando com a Ciência
Na oficina, temas científicos são abordados de forma simples e interativa. Os visitantes vão se deparar com invenções construídas com objetos domésticos que demonstram fenômenos de ordem mecânica, óptica e sonora. Tudo é feito com material simples e montado de forma extremamente clara: um conjunto de peças montadas que formam um experimento científico.

Aparatos de aproveitamento de energia alternativa
Mediadores apresentarão ao público alguns aparatos de aproveitamento de energia solar e eólica. Uma placa fotovoltaica, confeccionada manualmente, irá converter a energia do sol em energia elétrica capaz de acionar as hélices de um pequeno ventilador. Um aparato, construído com calha, madeira, cano de esgoto, rolamentos e motor gerador de energia, será capaz de acionar um rádio a pilha e uma lanterna. E um forno solar irá cozinhar alimentos com o calor que vem diretamente do Sol!

14h e 16h - Peça Teatral - "O Alienista"
Trata-se de um conto de Machado de Assis, na qual, o autor critica as posições da ciência ortodoxa do seu tempo. Machado cria um personagem, o Dr. Bacarmate, que na cidade de Itaguaí resolve aplicar os seus ditames de normalidade, diante dos conhecimentos neorológicos da época. Como resultado, temos uma gloriosa comédia de erros, que Machado, habilmente, explora. O conto foi transformado em peça teatral pelo Grupo NUTEC, do Colégio QI, da Tijuca. Já tendo obtido diversos prêmios sobre peças, cujo o tema é a ciência. A adaptação do texto e direção são de Bruno

Dia 23/05: 17h30 às 20h - Observação do Céu
O Programa de Observação do Céu do MAST acontece as quartas-feiras e sábados. A atividade começa às 17h30, com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado. Venha para o MAST observar o céu e tirar todas suas dúvidas sobre a astronomia.


Obs: Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópios.


Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp)
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj