1 de mai. de 2015

MAST promove debate sobre futura colonização de Marte - Na palestra Rumo a Marte: Desafios e superação, o astrofísico Alberto Alves fala sobre o que foi feito até o momento para tornar isso possível. No fim de semana, a programação do MAST oferece aos visitantes visita orientada, sessões do planetário inflável e observação do céu noturno. A entrada é gratuita.


Certamente, você já deve ter ouvido falar em planos de enviar o homem para Marte, a fim de preparar bases para uma futura colonização. O que talvez você não tenha ouvido ainda é como estes planos foram idealizados e quais desafios técnicos precisam ser superados além do que já foi feito para tornar isso possível. No ciclo de palestras deste mês, que traz o tema “Rumo a Marte! Desafios e superação”, Alberto Alves de Mesquita, astrofísico e bolsista PCI do MAST, irá esclarecer estes e outros pontos que tanto despertam discussões e curiosidade nas pessoas. A atividade acontece no sábado, 02 de maio, às 16h.

Em seguida, às 17h30, terá início o Programa de Observação do Céu, com a apresentação da palestra O Céu do Mês, momento em que os visitantes ficam sabendo um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes e o que está visível no céu. Após a apresentação, todos são convidados a observar o céu utilizando telescópios ópticos portáteis e a centenária Luneta Equatorial Heyde de 21 cm. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópio.

Haverá sessões do Planetário Inflável Digital no sábado (02) e no domingo (03), às 15h e 17h. Numa cúpula inflável, com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, são projetadas imagens do céu noturno, onde o espectador poderá observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo. As sessões são conduzidas por um mediador do MAST.

E no domingo, às 16h, haverá visita orientada pelo campus do Museu. Nela, os mediadores apresentam, aos visitantes, o sistema solar em escala, as exposições do MAST e o conjunto arquitetônico construído para sediar o Observatório Nacional. Destacam-se o prédio sede, que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.

Todas as atividades são gratuitas.


SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200 | www.mast.br

Curta a página do MAST no facebook.


Sábado, 02 de maio

Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Ciclo de palestras
Tema: Rumo a Marte! Desafios e superação
Palestrante: Alberto Alves de Mesquita, astrofísico e bolsista PCI do MAST
16h

Programa de Observação do Céu
17h30h às 20h

Domingo, 03 de maio

Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Visita orientada
16h

Agenda Cultural do Rio de Janeiro 
Divulgação Cultural Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. (21)99676-9323 (whats app) agendaculturalrj@gmail.com 

Blog -
http://agendaculturalriodejaneiro.blogspot.com/

 Facebook - Página

https://www.facebook.com/pages/Agenda-Cultural-RJ/233883796670052?ref=hl
Grupo Agenda Cultural RJ 

https://www.facebook.com/groups/145524915582757/?ref=ts&fref=ts 

Overmundo - Perfil 

 http://www.overmundo.com.br/perfis/gabriele

 INSTAGRAM AGENDA CULTURAL RJ Instagram