29 de mai. de 2015

MAST promove Observação do Céu e visita orientada pelo campus Nos dias 30 e 31 de maio, os visitantes do Museu de Astronomia terão oportunidade de participar do Programa de Observação do Céu, das sessões do planetário inflável e dar um passeio pelo maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia. A entrada é gratuita!

No próximo fim de semana, dias 30 e 31 de maio, os visitantes do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) poderão participar de uma de suas atividades mais tradicionais, o Programa de Observação do Céu (POC). E ainda curtir as sessões do planetário inflável digital, dar um passeio pelo maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia e conhecer as exposições do MAST. A entrada no Museu é gratuita!

No sábado, às 15h e 17h, haverá visita orientada pela instituição. Durante a visita pelos 40 mil m² do campus, um mediador revela a história dos grandes instrumentos instalados no MAST e ensina sobre o desenvolvimento da astronomia no Brasil. Em dias chuvosos, a atividade é substituída por uma visita mediada à exposição “As Estações do ano, a Terra em movimento”.


Às 16h, haverá sessões do Planetário Inflável Digital, conduzidas por um mediador do MAST, onde são projetadas imagens que simulam a noite estrelada e ensinam sobre o céu e seus movimentos. Durante a atividade, o espectador tem a oportunidade de observar e aprender sobre a dinâmica dos astros. Faça chuva ou faça sol, no interior do planetário o céu está sempre limpo. No domingo, haverá sessões às 15h, 16h e 17h.
E às 17h30, começa o Programa de Observação do Céu (POC) com a exibição de um vídeo tendo como tema a astronomia e as ciências afins. Em seguida, há a apresentação da palestra O Céu do Mês, onde o visitante poderá conhecer as principais constelações visíveis para aquela época do ano, suas principais estrelas e demais objetos como galáxias, nebulosas e aglomerados estelares.

Após essas apresentações, o público é convidado a dirigir-se para a área externa do Museu onde estão instalados os grandes telescópios ópticos. São utilizados basicamente dois equipamentos: a centenária Luneta Equatorial de 21 cm e um telescópio refletor 8 polegadas de abertura, mas outros instrumentos podem ser montados, dependendo da demanda do público.
O POC tem como objetivo despertar o interesse dos visitantes para a astronomia, dando a eles as informações mínimas para que a visita ao campus do MAST e a atividade de observar o céu sejam experiências valorizadas. Conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado, a observação do céu é uma atividade de divulgação científica promovida pelo MAST, desde 1985, e está dentre os eventos mais procurados.

O POC acontece todas as quartas-feiras e sábados, das 17h30 às 20h. Nos dias chuvosos e nublados, não há observação do céu através de telescópios.
SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão

(21) 3514-5200

www.mast.br

Programação
Sábado, 30 de maio

Visita orientada

15h | 17h

Planetário Inflável Digital

16h

Programa de Observação do céu

17h30 às 20h

Domingo, 31 de maio

Planetário Inflável Digital

15h | 16h | 17h

Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp)
 agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj


  Instagram