3 de jul. de 2017

AMOK TEATRO ESTREIA ÉPICO AFRICANO NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO Salina (a última vértebra) propõe um retorno ao conto africano tradicional abordando exílio, ódio e perdão

AMOK TEATRO ESTREIA ÉPICO AFRICANO
NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO
Salina (a última vértebra) propõe um retorno ao conto africano tradicional abordando exílio, ódio e perdão



Uma história atemporal e universal, o mais novo projeto do grupo AmokTeatro, Salina (a última vértebra), faz sua estreia na CAIXA Cultural Rio de Janeiro em temporada de 6 a 30 de julho de 2017. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt, a peça dá vida ao texto do autor francês Laurent Gaudé e propõe um mergulho numa África ancestral ao abordar o exílio, o ódio e o perdão. As apresentações serão realizadas de quinta a domingo, no horário de 19h nas quintas e sextas e às 18h nos sábados e domingos. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal.



Salina (a última vértebra) conta a saga da personagem que dá nome ao espetáculo. Casada à força e violada por seu marido, ela dá à luz Mumuyê Djimba, um filho que ela detesta tanto quanto o pai. Quando seu marido se encontra agonizante num campo de batalha, Salina vive isso como uma libertação. Mas, acusada de deixar o esposo morrer, ela é banida de sua cidade e exilada no deserto. Da sua ira e desejo de vingança, nasce Kwane, que trava uma guerra com seu irmão, Djimba. Uma reviravolta surpreendente acontece no destino de Salina e da areia e das lágrimas, nasce o perdão.

“Inédita no Brasil, a obra propõe um retorno ao conto africano tradicional, onde encontramos o épico, as paixões, o combate e a parte sombria do indivíduo. O texto oferece um campo privilegiado para recriar uma identidade mestiça a partir da experiência dos atores e de elementos da cultura afro-brasileira”, explica Ana Teixeira.

Criado pelo Amok Teatro, o espetáculo foi concebido através da formação de atores com oficinas, pesquisas de linguagem cênica, além de intercâmbio e ensaios. O projeto pretende ultrapassar o âmbito da estética e gerar espaços de reflexão através de uma história que vai da tragédia grega à epopeia africana.



SAIBA MAIS


SERVIÇO
Salina (a última vértebra)
Datas: de 6 a 30 de julho de 2017 (de quinta a domingo)
Horário: quintas e sextas, às 19h; sábados e domingo, às 18h
Duração: 220 min com 15 min de intervalo
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Lotação: 176 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Classificação: 12 anos
Acesso para pessoas com deficiência

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj


  Instagram