13 de jul. de 2017

NUNCA FUI CANALHA em cartaz até dia 29 de julho no Teatro Serrador


NUNCA FUI CANALHA

de Tatá Lopes e Martha Mendonça , reestreia dia 7 no Teatro Serrador

Momentos de canalhice explícita na peça



E aí? Você é canalha? Já foi? Canalha ou não, você vai se divertir com a comédia “Nunca fui canalha”, texto de Tatá Lopes e Martha Mendonça que estreia no próximo dia 7 de julho, sexta-feira, no Teatro Serrador, na Cinelândia.  A temporada vai até o dia 29 de julho, quintas, sextas e sábados, às 19h30

No palco, Tatá dá vida a quatro mulheres canalhas inspiradas nas personagens do livro "Canalha: substantivo feminino", de Martha Mendonça. Três das personagens estão no livro – Diana, Leila e Rebeca; a exceção é Santinha, criada especialmente para Tatá. Com direção de Victor Garcia Peralta, a peça faz uma análise bem-humorada do caráter humano. É Martha quem conta como surgiu a parceria com Tatá e, depois, com o diretor.

– Conheci Tatá em 2011, quando ela fez conosco o Sensacionalista na TV. Eu já a tinha visto no “Surto” e gostava muito da pegada de humor dela. O tempo passou, e, em 2014, voltamos a trabalhar juntas na redação do “Zorra”. Foi bacana ver que ela, além de ótima atriz, era uma redatora de mão cheia. Foi lá que Tatá começou a conversar comigo sobre fazer um monólogo das “Canalhas” – um desejo que ela tinha, na verdade, desde que lancei o livro. A nós se juntou, um pouco depois, o diretor, Victor Peralta, que trouxe novos rumos para o nosso texto.

A peça não é uma transposição do livro para o teatro. As personagens da obra são apenas uma parte que costura o texto. O espetáculo é mais direto, menos sutil. O textoácido é deliciosamente divertido, irreverente e não poupa ninguém. Ou quase ninguém. Afinal de contas, o que mais tem no mundo é gente canalha.

Os espectadores vão identificar muitos deles em suas vidas – ora de passagem, ora tentando roubar a cena mesmo. Alguns vão até se identificar também, mesmo que batam no peito e digam “nunca fui canalha”. Mas a verdade é como descreveu o dramaturgo Nelson Rodrigues: "No Brasil, quem não é canalha na véspera é canalha no dia seguinte". Para conforto do público, Tatá e Martha fazem de tudo para defendê-lo: “Gente canalha não vai ao teatro. Canalha só fica em casa. Vendo série. Série sobre outros canalhas.”

Em meio a canalhas de todos os tipos – do “canalha ostentação” à canalha religiosa, passando pelo canalha político, claro! –, a peça só poupa o público, a ficha técnica, eu, você e, claro, quem mora em Mauá. 

Ficha Técnica
Elenco: Tatá Lopes
Direção: Victor Garcia Peralta
Texto: Martha Mendonça e Tatá Lopes
Direção de Produção: Marcela Casarin
Assistência de Produção: Janyne Sousa
Produção de Apoios: Lívia Machado
Cenografia: Dina Salem Levy
Cenotécnico: Paulo Denizot
Figurino: Luiza Fardin
Visagismo para fotos: Ítalo Santana
Costureira: Marenice Alcântara
Iluminação: Paulo Denizot
Supervisão de Movimento: Cristina Amadeo
Programação Visual: Rico Vilarouca
Fotografia: Leonardo Miranda
Assessoria de Imprensa: Sheila Gomes
Comunicação Digital: Lê Bottino
Produção: Mãe Joana Filmes e Produções
Realização: Os Surtados Produções Artísticas

Serviço:  Nunca fui canalha, de Tatá Lopes e  Martha Mendonça
Teatro Municipal Serrador
De 7 a 29 de julho – Quintas, Sextas e Sábados, às 19h30
Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20(meia)
Gênero: Comédia ácida
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos

Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com #agendaculturalrj Instagram