25 de jul. de 2017

MOSTRA DE CINEMA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO APRESENTA PANORAMA DA PRODUÇÃO CUBANA RECENTE


MOSTRA DE CINEMA NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO APRESENTA PANORAMA DA PRODUÇÃO CUBANA RECENTE


Programação de Por dentro da Ilha — Cinema em Cuba nos anos 2000 inclui a exibição de nove longas-metragens, além de 13 médias e curtas

Um panorama dos últimos 15 anos da produção cinematográfica em Cuba chega à CAIXA Cultural Rio de Janeiro na mostra Por dentro da Ilha — Cinema em Cuba nos anos 2000, que acontece de 1º a 13 de agosto de 2017. Serão exibidos 22 filmes - nove longas-metragens e os demais médias ou curtas - em uma seleção que prima pela diversidade de gênero e de olhares. Embora a maioria dos filmes seja de diretores cubanos, há espaço também para estrangeiros que possuem estreita relação com o país, como os brasileiros Gustavo Vinagre e Janaína Marqués e a espanhola Irene Gutiérrez. O projeto tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A programação inclui filmes bem recebidos em festivais em Cuba, como Digna guerra (2013), de Marcel Beltrán, ganhador do prêmio de melhor direção e melhor edição na Mostra Jovem de 2013; e também trabalhos já reconhecidos, como o longaVeneza (2014), de Kiki Álvares, selecionado em festivais em Toronto, Miami e Guadalajara. Também haverá uma sessão em homenagem a Nicolás Guillén Landrián, importante documentarista cubano ainda pouco conhecido no mundo.

Landrián produziu, nos anos 60, documentários marcados por forte crítica ao regime, o que levou à sua expulsão do órgão estatal onde trabalhava e posterior exílio nos Estados Unidos. Sua obra revela uma visão de vanguarda, ainda transgressora nos dias de hoje. A sessão traz dois curtas do cineasta,Coffea Arabiga (1968) e Los del Baile (1965), seguidos de um documentário sobre sua vida, Cafe con Leche (2003), dirigido por Manuel Zayas.

"Há temas que são recorrentes, como a imigração, o envelhecimento arquitetônico de Havana e questões relacionadas ao sistema político. Mesmo assim, escuto muito de novos autores que querem falar de outras coisas, mas que, como cubanos, se sentem pressionados a sempre girar em torno dos mesmos temas. Por isso, nessa mostra buscamos diversidade de formas e temas, além de privilegiar a exibição de filmes de ficção ou híbridos", explica a curadora Denise Kelm, que atualmente vive em Cuba.

O cinema cubano sempre teve papel importante na história do país, que realiza o Festival de Havana e abriga, desde 1986, a Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, onde estuda a curadora da mostra. Tomás Gutierrez Alea e Fernando Pérez são exemplos de cineastas reconhecidos, porém, a rica produção atual é pouco conhecida fora da Ilha.

Saiba Mais


Programação:

01 de agosto (terça-feira)

19h - Veneza (2013), de Kiki Álvares, 74 min, Digital, 14 anos


02 de agosto (quarta-feira)

17h10 – Sessão Curtas Documentários

Abecé (2013), de Diana Montero, 15 min, Digital, Livre

La carga (2015), de Víctor Alexis Guerrero Stoliar, 24 min, Digital, Livre

Nos quedamos (2009), de Armando Capó, 14 min, Digital, Livre

O inimigo (2015), de Aldemar Matias, 26 min, Digital, Livre

19h - La obra del siglo (2015), de Carlos Quintela, 100 min, Digital, 16 anos


PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI


Serviço:

Por dentro da Ilha — Cinema em Cuba nos anos 2000

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Data: de 1º a 13 de agosto de 2017

Horários: Consultar programação

Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Classificação Indicativa: Consultar programação

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal


Agenda Cultural RJ - Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes e Distribuição de Filipetas. Divulgação de Mídia Online. Gabriele Nery - agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj

  Instagram