11 de mai. de 2016

EXPOSIÇÃO NO BNDES REÚNE VIDA E OBRA DE FERREIRA GULLAR - 11/05 a 1/07 de 2016. Entrada Franca!


Aos 85 anos de idade, Ferreira Gullar poderia muito bem estar apenas administrando sua carreira. Mas o múltiplo artista brasileiro não tem competência para ficar parado. Em seu ateliê, em Copacabana, ele dá palpites, organiza materiais e produz as obras que serão apresentadas numa exposição em sua homenagem, a partir de 11 de maio, na Galeria do BNDES, no Centro do Rio.

Com concepção e realização da Fase 10 Ação Contemporânea e curadoria de Cláudia Ahimsa e Augusto Sérgio Bastos, a exposição traça uma linha cronológica que se inicia no Maranhão e vem até os dias de hoje. Estão reunidos textos, vídeos, livros, objetos, fotografias, pinturas, colagens, letras de canções interpretadas por músicos da MPB e um trabalho inédito, criado em 1959, e nunca apresentado ao público: o Poema Enterrado. Trata-se de uma instalação em madeira, com três metros de altura, por onde o visitante poderá entrar.

Batizado como José de Ribamar Ferreira, Ferreira Gullar nasceu em São Luís do Maranhão em 10 de setembro de 1930. É poeta, crítico de arte, tradutor e ensaísta. Aos 19 anos, publicou com recursos próprios seu primeiro livro de poesia, Um pouco acima do chão, e dois anos mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade em que mora até hoje. Colaborou para jornais e revistas, escreveu peças de teatro, letras de músicas, diversos ensaios e publicou algumas das mais importantes obras da poesia brasileira como o Poema sujo, escrito na década 1970, período em que esteve exilado, e os livros A luta corporal (1954), Dentro da noite veloz (1975), Na vertigem do dia (1980), Barulhos (1987) e Muitas vozes (1999). Em 2010, ganhou o Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra. Em 2012, as ilustrações que fez para seu livro Bananas podres deu a Gullar o Prêmio Jabuti, o primeiro que ganhou como ilustrador.

Saiba Mais




Serviço Titulo:
Ferreira Gullar                   
Local: Galeria BNDES 
Espaço Cultural BNDES,     
Av. República do Chile, 100. 
Inauguração: 10 de maio, das 18h às 21h.  
Período: 11 de maio a 1º de julho de 2016.
Visitação: de 2ª a 6ª, das 10h às 19h.


Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços:
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos:
Peças de Teatro (Adulto e Infantil).
Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições
Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo:
Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com

#agendaculturalrj
  Instagram