17 de mai. de 2016

PRAÇA DA LEITURA - Dia 23 de maio, segunda-feira, 8h. PARTICIPAÇÃO GRATUITA - Abertura na E. M. Camilo Castelo Branco(Horto)

PRAÇA DA LEITURA - Dia 23 de maio, segunda-feira, 8h. PARTICIPAÇÃO GRATUITA - Abertura na E. M. Camilo Castelo Branco(Horto)


A edição da Praça da Leitura 2016 tem como tema a sustentabilidade. A partir de 23 de maio, o projeto estará de volta em quatro escolas municipais do Rio de Janeiro: Camilo Castelo Branco(Horto), Albert Schweitzer, Senador Correia e José de Alencar (Laranjeiras). Com uma equipe de arte-educadores e contadores de histórias, que estarão distribuídos em três tendas com oficinas, a Praça da Leitura continua no incentivo da formação de leitores.
I. Oficina de Interação com o Livro: são realizadas rodas de leitura, intercâmbio entre leitores, entre outras atividades.
II. Oficina de Histórias: o participante exercita sua criatividade criando, contando ou ouvindo histórias.

III. Oficina de Criação do Livro: o participante cria um livro em grupo de forma colaborativa, descobrindo que ao seu redor podem existir histórias e personagens interessantes.

Desde 2002 a Praça da Leitura é realizada para crianças e jovens, moradores de comunidades de diversos bairros do Rio, tendo atingido um público de 42.000 usuários. Neste ano serão beneficiadas cerca de 1000 crianças e jovens que nas oficinas terão que criar livros e histórias com o tema "SUSTENTABILIDADE".

A  E. M. Camilo Castelo Branco foi escolhida para abertura da Praça da Leitura numa espécie de homenagem ao trabalho que vem realizando para a formação de leitores, que já resultou diversos prêmios. Os participantes das oficinas serão incentivados ao trabalho de reaproveitamento de livros usados. Um novo livro com recortes e colagens será feito pelos próprios integrantes com a intenção de também valorizar o livro desde sua confecção.

_ Nosso objetivo é motivar os participantes a pensarem no seu entorno e como podem contribuir para a sustentabilidade, não só da sua localidade mas de todo o planeta, diz Graça Gomes, produtora e diretora da Alternativa Cultura.

PRAÇA DA LEITURA

No acervo renovado de 600 livros voltados ao público infanto-juvenil, encontra-se clássicos da literatura brasileira e universal ao lado dos famosos blockbusters como “Jogos Vorazes”, “Harry Porter” e “Diário de Um Banana”, entre outros.

A Praça da Leitura é um projeto sociocultural para crianças e jovens que visa o alinhamento da cultura com a educação, favorecendo escolas públicas do Rio de Janeiro. A proposta está focada no desenvolvimento humano de crianças e jovens, moradoras de comunidades de baixo IDH ou com pouco acesso à arte e a cultura.

Realizado desde 2002, o projeto utiliza o livro como instrumento fundamental de inserção social, busca incentivar a formação e manutenção de leitores, estimular a criatividade, desenvolver a narrativa, praticar conceitos de cidadania e colaboração, respeito ao meio ambiente, além de divulgar a literatura e os livros infantis e juvenis de qualidade.

Serão beneficiadas cerca de 1.000 crianças/jovens de quatro escolas selecionadas da Rede Pública Municipal de Ensino, através de processos educativo-culturais apresentados com continuidade durante o ano letivo, na forma de três oficinas – Oficina de Interação com o Livro, Oficina de Contadores de Histórias e Oficina de Criação do Livro.

Acreditamos que, por intermédio da prática integrada das linguagens artísticas e culturais, possamos desencadear nas crianças e jovens o interesse pelos livros, pela leitura e pela construção de narrativas. Tudo isso, certamente, irá facilitar sua comunicação com o mundo, além de possibilitar-lhes vivências afetivas, criadoras, lúdicas, inventivas e prazerosas dentro do universo dos livros - diz Graça Gomes, idealizadora do projeto Alternativa Cultura.



SERVIÇO

Estreia dia 23 de maio, segunda-feira
Horário: das 8h às 12h
Local: E.M. Camilo Castelo Branco
Rua Pacheco Leão, 1004 - Horto 
PARTICIPAÇÃO GRATUITA
info@alternativacultura.com.br
Realização: Alternativa Cultura e Ibraps
Patrocínio: PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E SEADRILL
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Serviços: 
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
- Colagem de Cartazes.
- Divulgação de Mídia Online.
Solicite um orçamento!
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes.
Toda a Divulgação é registrada em fotos!
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo.
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon...
Contato:
Gabriele Nery 
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj


Instagram