7 de mai. de 2016

Festival Palco Giratório traz atividades culturais gratuitas ao Espaço Cultural durante a semana, oficinas, espetáculos e muito mais!


                                            
A 8ª edição do Festival Palco Giratório, em cartaz no Espaço Cultural Escola Sesc (Avenida Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá. Tel: 3214-7404), traz novo ares à cena cultural do Rio de Janeiro durante a semana. O Palco itinerante traz para a cidade ações formativas, oficinas,  intercâmbios, intervenções, além do Pensamento Giratório – atividade que busca, através de debates reunindo diferentes representações das artes cênicas, promover uma reflexão sobre políticas culturais e acesso aos mecanismos de produção. O Espaço Cultural Escola Sesc, localizado dentro da Escola Sesc de Ensino Médio – instituição que se notabilizou pelo seu projeto pioneiro na área de educaçao do país, recebe em seu teatro as atividades culturais que chegam de diferentes estados, como Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro, revelando um expressivo painel da criação artística presente em nosso país .

Viviane da Soledade é curadora do Palco Giratório e coordenadora do Festival no Espaço Cultural Escola Sesc. Ela destaca que, neste ano, o Palco vem investindo numa programação intensa que inclui agendas diárias de formação. “Nesta edição aumentamos a oferta de oficinas, intercâmbios e ‘Pensamento Giratório’, atividades que visam a formação de artistas que poderão trocar experiências com grupos locais e de todo o Brasil, podendo se aprofundar nas artes cênicas. O intuito é investir na formação de jovens artistas ou interessados em artes cênicas. E o melhor: toda nossa programação é gratuita!”. 

  
Festival com oficinas e espetáculos durante a semana
Além dos espetáculos teatrais gratuitos a população, o Palco Giratório oferece um leque de oficinas para aperfeiçoamento artístico, a partir de técnicas e processos criativos dos grupos que integram a programação.Abrindo a programação da semana, acontece a oficina "Corpo e Luz: Experimentações de Grafias no espaço", explorando o mundo da dança. Ainda na segunda-feira, apresenta-se o espetáculo "Cachorros não sabem blefar", da Cia . 5 Cabeças (MG), fazendo o espectador questionar o tempo, as relações humanas e as certezas de cada um.
Na terça-feira, as oficinas de Circo para Jovens e Adultos e de Musicalização para atores e não atores vai despertar o lado artístico para todos os interessados. Encerrando o dia, se apresenta o espetáculo "Oramortem", do Coletivo In-Próprio (MT). A montagem conta a história de dois personagens que se fragmentam em reflexos e projeções para expor, entre outras coisas, a proximidade da morte como sintoma de vida.

O destaque da quarta-feira é o espetáculo ‘Casatória C'a Defunta’ da Cia. Pão Doce de Teatro (RN) que conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Logo após a encenação, acontece o "Pensamento Giratório". Um debate sobre o processo de pesquisa, criação e formação cultural do espetáculo, que é criado a partir de causos sertanejos.

Na quinta-feira, a oficina "Ser tão energético" do coletivo Ser Tão Teatro (PB), apresenta a metodologia do processo criativo utilizado pelo coletivo que vem se destacando  com um trabalho de pesquisa voltada para o trabalho do ator e para o treinamento físico/energético. Logo após, o Teatro do Anônimo (RJ) se apresenta com a peça "As Duas", que estabelece uma conversa contemporânea com as duplas clássicas de palhaço e com o circo-teatro tradicional.


Confira a programação clicando aqui!

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.

 agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

  Instagram