25 de mai. de 2016

Festival Internacional de Vídeo & Dança 2016 - Dança em Foco De 24 de maio a 5 de junho, no Castelinho do Flamengo



A 14ª edição do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança 2016 acontece entre os dias 24 de maio e 5 de junho, no Centro Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo. Considerada o eixo principal do festival, a MIV - Mostra Internacional de Videodança exibirá esse ano quase 300 horas de obras nacionais e internacionais de 35 países, consolidando o dança em foco como uma plataforma de videodança das mais reconhecidas mundialmente.
Além da MIV, o festival caminhará também por outras vertentes: esse ano serão apresentadas nas salas do Castelinho obras videográficas instalativas e interativas, encontros com artistas para a proposição de diálogos, além de oficinas. Toda a programação do festival é gratuita.
Este projeto foi contemplado pelo Programa de Fomento à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro – Viva a Arte! 2015, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

“Desde a criação do evento, em 2003, estamos atentos aos mais diversos modos de associação entre vídeo e dança (ou, mais abrangentemente, imagem e corpo). Entre eles, a videodança se consolidou como uma referência maior para público e artistas. Nela, a dança é feita de vídeo, e o vídeo é feito de dança”, explica Paulo Caldas, diretor e fundador do dança em foco.

"E o festival chega mais uma vez inovando com vídeos inéditos e parcerias com festivais e instituições de ensino nacionais e internacionais. Que o dança em foco seja sempre novo e se mantenha assim, de portas abertas para o público interessado em conhecer cada vez mais sobre a videodança, essa nova plataforma possível para criação em dança.", completa Leonel Brum, diretor artístico do Festival.

Paulo CALDAS, Leonel BRUM, Eduardo BONITO e Regina LEVY
diretores do dança em foco

Este ano a MIV – Mostra Internacional de Videodança apresenta mais de 200 vídeos em quase 300 horas de projeção no Castelinho do Flamengo. São obras oriundas da convocatória realizada entre dezembro/2015 e fevereiro/2016, selecionadas entre mais de 200 inscritos, que se somam às seleções especiais de 4 festivais parceiros e obras dos convidados deste ano do festival. Além disso, a MIV conta com 5 programas enviados por Universidades/Faculdades nacionais e internacionais com trabalhos realizados por seus alunos – chamada de “Videodança em Curso”, mostrando que a videodança está cada vez mais difundida pelo mundo.

As instalações também adentram o dança em foco: ainda que a Mostra Internacional de Videodança continue sendo o eixo maior do festival, nessa 14ª edição o corpo se compõe de outro modo, ora com a tela, ora com a câmera, expandindo a experiência artística feita de vídeo e dança. As salas do Castelinho serão ocupadas principalmente pelas obras videográficas instalativas e interativas, criando novas situações poéticas para aqueles que por elas passam, propondo novos trânsitos e fazeres do corpo no espaço. Trata-se de uma ocasião para pensar e experimentar o corpo, conforme proposições artísticas diversas, neste nosso horizonte de novas atenções e tensões com as tecnologias digitais.

O Festival distribui parte das obras do artista cearense Alexandre Veras que integraram a exposição Conversa Infinita e que ocuparam, em fins de 2015, o Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE), em Fortaleza. E a obra interativa Kinect-Dance, de Marcus Moraes e Marlus Araújo (RJ), complementam o programa de obras instalativas do festival.

O dança em foco promove ainda “Diálogos” – encontros, abertos ao público, com as artistas e profissionais da área, nacionais e internacionais.


Confira a Programação dança em foco 2016. Clique aqui!

Serviço:
Dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança 2016.
Castelinho do Flamengo - Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
Endereço: Praia do Flamengo, 158 - Rio de Janeiro (esquina com Rua Dois de Dezembro) - Metrô estação Largo do Machado.
Tel.: 55 21 2205 0655
Data: de 24 de maio a 05 de junho.
Horário: das 10h às 21h.
Entrada franca.
Classificação: livre.
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgue o seu evento com a gente!
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online.
Contato:
Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


Instagram