13 de mai. de 2016

Marcos Chaves abre a edição de 2016 do projeto Os Amigos da Gravura Artista homenageia Santa Teresa, a partir de 14 de maio, no Museu Chácara do Céu

Marcos Chaves abre a edição de 2016 do projeto Os Amigos da Gravura
Artista homenageia Santa Teresa, a partir de 14 de maio, no Museu Chácara do Céu


As vésperas de deixar Santa Teresa, lugar onde nasceu e viveu por mais de cinco décadas, Marcos Chaves presta homenagem ao bairro em sua nova exposição. Convidado para ser o protagonista da primeira edição de 2016 do projeto Os Amigos da Gravura, iniciado em 1953 e retomado em 1992, no Museu Chácara do Céu, o artista se inspirou em cenas sutis do dia a dia local para a produção de seu mais novo trabalho. 

A obra “Amoroso”, feita com exclusividade para o projeto, poderá ser vista de 14 de maio a 12 de setembro. A gravura foi produzida a partir de uma fotografia de um bueiro, tirada em 2015, na Rua Laurinda Santos Lobo, durante uma caminhada do artista pelo bairro. “Era um bueiro normal, mas tinha gravado na tampa a palavra amoroso. Aquilo me chamou atenção e achei bacana torná-la parte de um trabalho tão especial”, explica o artista. 

A Sociedade dos Amigos da Gravura, criada por Raymundo de Castro Maya, nasceu com o objetivo de democratização e popularização da arte, sendo a gravura encarada como peça fundamental a serviço da comunicação pela imagem. “A cada ano, alguns artistas são convidados para participar com um trabalho inédito. A matriz e um exemplar são incorporados ao acervo do museu e a tiragem é limitada a 50 exemplares”, explica Vera de Alencar, diretora dos Museus Castro Maya.

Além da gravura, o artista apresentará um painel inédito de 5,4 metros, que será montado numa das paredes da Chácara do Céu, composto de 12 imagens justapostas. As fotografias, todas tiradas da varanda de sua casa num belo pôr do sol de 2015, formam uma grande panorâmica com a vista do bairro. “Dá para ver o próprio museu no trabalho. Tenho uma relação afetiva muito forte com este espaço. Morei na mesma rua por 12 anos, fiz até aulas de tai chi chuan nos seus jardins”, conta. 

O público poderá conferir ainda o vídeo Adeus é amor, em que o artista filma a amendoeira em frente à varanda de sua casa com única uma folha que voa com o vento, mas que permanece pendurada à árvore. “Parece que ela vai cair, mas como está presa por um fio quase invisível, fica sempre no mesmo lugar se movendo com a brisa”, explica. É mais uma obra cheia de significados para o momento de despedida.






Serviço 
Local: Museu Chácara do Céu – Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa. Tel: (21) 3970-1093
Horário: Diariamente, das 12h às 17h. Exceto às terças-feiras
Ingressos: R$ 2,00 – gratuito às quartas-feiras
Classificação indicativa: Livre
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgue o seu evento com a gente! 
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online. 
Serviços: 
- Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos 
- Colagem de Cartazes. 
- Divulgação de Mídia Online. 
Solicite um orçamento! 
Divulgamos: Peças de Teatro (Adulto e Infantil). Shows / Festas / Cursos / Festivais / Exposições Bares e Restaurantes. 
Toda a Divulgação é registrada em fotos! 
Elaboramos um Roteiro de Divulgação estratégico, para atingir o seu público alvo. 
Incluindo: Bares e Restaurantes mais badalados do Rio de Janeiro, Livrarias, Cinemas, Teatros, Universidades, Shoppings, Cafés, Orla e Praias de Copacabana, Ipanema, Leblon... 
Contato:
Gabriele Nery 
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com


 #agendaculturalrj

Instagram