18 de mai. de 2016

O TEMA é ‘POLÍTICA E ÓDIO’, NO SEMINÁRIO ‘BRASIL, brasis’ DE MAIO - ACADÊMICO JOSÉ MURILO DE CARVALHO, EDUARDO VIDAL E RICARDO LESSA DEBATEM (AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, DIA 19) NA ABL


ACADÊMICO JOSÉ MURILO DE CARVALHO, EDUARDO VIDAL E RICARDO LESSA DEBATEM (AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, DIA 19) NA ABL O TEMA ‘POLÍTICA E ÓDIO’, NO SEMINÁRIO ‘BRASIL, brasis’ DE MAIO


A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Presidente da ABL.

A Academia Brasileira de Letras (ABL) dará continuidade aos Seminários “Brasil, brasis” de 2016 com o tema Política e ódio. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Presidente da ABL. Os palestrantes serão o Acadêmico e historiador José Murilo de Carvalho, o psicanalista Eduardo Vidal e o cientista político Renato Lessa. O seminário, com entrada franca, está programado para amanhã, 19 de maio, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro, e será transmitido pelo site www.academia.org.br..

Sexto ocupante da Cadeira nº 5 da ABL, eleito em 11 de março de 2004, na sucessão de Rachel de Queiroz, José Murilo de Carvalho nasceu em Andrelândia, Minas Gerais. Formou-se Bacharel em Sociologia e Política pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1965; Mestre em Ciência Política, pela Universidade de Stanford, Califórnia (1969); e Ph.D em Ciência Política, também pela Universidade de Stanford (1975).

José Murilo de Carvalho tem especialização em Metodologia de Pesquisa – Universidade de Michigan (1967); Pós-Doutorado – Departamento de História, da Universidade de Stanford (1976-77); e Pós-Doutorado – Universidade de Londres (1982).

Entre suas atividades profissionais, relacionadas com docência e pesquisa no Brasil, estão as de Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da UFMG (1969-78); Professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – Iuperj (1978-1997); Professor visitante do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (1992); Professor visitante do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); Pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (1986); Pesquisador do CPDOC/Fundação Getulio Vargas (1994-1995); e Professor titular do Departamento de História da UFRJ (1997).
Para acessar o currículo do historiador José Murilo de Carvalho na íntegra, basta clicar no link “Perfis dos Acadêmicos”, ao lado.

Eduardo Vidal é psicanalista, membro da Escola Letra Freudiana, e Mestre em Filosofia da PUC-RJ. Tem trabalhos publicados em psicanálise, literatura e filosofia.
Renato Lessa presidente a Biblioteca Nacional desde 2013. É Professor Titular de Teoria Política, na Universidade Federal Fluminense e Investigador Associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Pesquisador do CNPq (nível 1 A), a partir de 2004, e desde 2006 integra a Ordem Nacional do Mérito Científico. Doutor em Teoria Política (Iuperj, 1992), realizou estágios de pós-doutorado na American University, (Washington, DC, 1994); na Universidade de Lisboa (2004); na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 2005); na Universidade do Piemonte Oriental (Vercelli, 2012); no Centro Primo Levi (Turim, 2013) e na Universidade de Paris IV- Sorbonne (2015). Em 2002, foi Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Serviço:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Seminário Brasil, brasis
Coordenação: Acadêmico Domício Proença Filho
Tema: Política e ódio
Participantes: Acadêmico José Murilo de Carvalho, Eduardo Vidal e Renato Lessa
Patrocínio Bradesco
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo
Data: 19/05/2016, amanhã, quinta-feira, às 17h30min
Entrada franca
Telefone: 3974-2500
www.academia.org.br

Apoio: Agenda Cultural RJ
Serviço de Divulgação Cultural - Colagem de Cartazes, Distribuição de Filipetas e Divulgação de Mídia Online. Serviços: - Divulgação e Distribuição de Filipetas em pontos Estratégicos
Contato: Gabriele Nery
contato@agendaculturalrj.com.br
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

Instagram