7 de mai. de 2016

MAST terá programação especial para observação do trânsito de mercúrio Atividades são gratuitas e acontecem na próxima segunda, 9 de maio, a partir das 10h.





Mercúrio vai passar exatamente entre a Terra e o Sol, em raro fenômeno que ocorre cerca de 13 vezes a cada século.
Na próxima segunda-feira, 9 de maio, o planeta Mercúrio vai passar exatamente entre a Terra e o Sol. Para realizar a observação desse raro fenômeno, que ocorre cerca de 13 vezes a cada século, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) irá promover uma programação especial. As atividades são gratuitas e acontecem a partir das 10h da manhã. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

O planeta Mercúrio será visto como um pequeno círculo negro cruzando o disco solar, em uma espécie de mini-eclipse. O fenômeno será integralmente visível no Brasil pela primeira vez desde 1960, mas olhar diretamente para o sol a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, é necessário utilizar telescópios especiais, como os que o MAST oferece. A observação do fenômeno acontece de 10h às 15h30.

Durante o evento, o público poderá ainda conferir a palestra “Transitando pelo Sol", em sessões às 10h30, 11h30, 14h e 15h. Patrícia Spinelli, astrônoma do MAST, explica os trânsitos de planetas e a importância desses fenômenos na astronomia. Outros destaques da programação são a Oficina Brincando com a Ciência e a apresentação dos aparatos de energia solar e eólica do MAST. As atividades se encerram às 17h. 

Confira a programação completa do evento:

Observação do Trânsito de Mercúrio

Horário: das 10h às 15h30
Local: Campus do MAST

Palestra sobre o Trânsito de Mercúrio

Horários: 10:30, 11:30, 14:00, 15:00
Local: Auditório do Prédio Sede

Visitação ao Heliômetro

Horários: das 10h às 12h e das 13h30 às 15h
Local: Cúpula do Heliômetro - Observatório Nacional

Brincando com a Ciência

Horário: das 10h às 15h30
Local: Pátio do MAST

Aparatos de energia solar e eólica

Horário: das 10h às 15h30

Local: Pátio do MAST

Saiba Mais

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
 agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

  Instagram