30 de ago. de 2015

#AfroGrafiteiras sobre o papel da mulher afro-brasileira na sociedade, a exposição esta aberta ao publico na Galeria Scenarium com entrada gratuita.

Galeria Scenarium recebe mostra #AfroGrafiteiras sobre o papel da mulher afro-brasileira na sociedade
 A Galeria Scenarium é palco de mais uma exposição de arte urbana brasileira. Com curadoria da artista Panmela Castro, que expôs recentemente sua obra ‘Eva’, a mostra coletiva #AfroGrafiteiras aborda a posição da mulher afro-brasileira em nossa sociedade. A Rede NAMI realiza a exposição com o apoio da Fundação Ford.

Durante seis meses, um grupo de mulheres afro-brasileiras do estado do Rio de Janeiro reuniu-se para pensar a posição da mulher negra na sociedade, a fim de representa-la através de uma produção artística. Este processo desencadeou a exposição ‪#‎AfroGrafiteiras, que conta com a curadoria e coordenação de Panmela Castro. Ao todo, são dezoito projetos especiais que dialogam entre si a partir do desejo emancipatório da mulher negra contemporânea.
 O corpo, a identidade e as raízes são manifestações constantes e pertinentes às obras da mostra coletiva que reúne pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações das artistas Amanda Barbosa, Angélica Menchini, Carla Felizardo, Ellen Alves, Gabriela Macena, Jennifer Borges, Joyce Fucci, Lu Brasil, Maiara Viana, Mariana Maia, Myllena Assumpção, Poema Eurístenes, Patrícia dos Santos, Rafaela Nascimento, Tainã Xavier, Tainá da Rocha, Viviane Laprovita e Ymaraz Rodriguez.

GALERIA SCENARIUM - Exposição #AfroGrafiteiras
Vernissage: 29 de agosto, das 14h às 18h
Período: de 1º de setembro a 3 de outubro
Endereço: Rua do Lavradio, nº 15, Centro Antigo, Rio de Janeiro.
Horário de funcionamento: de terça à sábado, das 13h às 19h.
Tel: 21 2252 9138
A Entrada é Franca

Sobre o programa
A exposição #AfroGrafiteiras é fruto de um programa de formação em arte urbana focado na expressão e promoção do protagonismo de mulheres afro-brasileiras. Realizado pela Rede Nami com o apoio da Fundação Ford, o curso ofereceu aulas teóricas, práticas e seminários para 30 mulheres selecionadas, dentre as quais 18 seguiram até o final do projeto. A NAMI é uma rede feminista que usa as artes urbanas para promover os direitos das mulheres. A missão da Ong é empoderar mulheres sobre seus direitos através das artes urbanas.
"Equidade de gênero por uma sociedade sem violência contra mulheres” (Panmela Castro).

Sobre a Galeria Scenarium
O histórico casarão da Rua do Lavradio nº 15, situado no coração do Rio Antigo, foi totalmente reformado e inaugurado em 2013 com a exposição ‘Casa Brasileira’. “A Galeria Scenarium vem se firmando como um espaço de arte que conta com um acervo permanente da coleção Azul Cobalto – Azulejos e Memórias (2º e 3º pisos) e, simultaneamente, recebe exposições de arte contemporânea no piso térreo”, comenta Plínio Fróes, sócio do Grupo Scenarium.

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram