20 de ago. de 2015

Anna Bella Geiger apresenta a exposição inédita “Gaveta de Memórias” no Castelinho do Flamengo a partir de 21 de agosto Mostra contará com performance teatral do grupo ''Uma certa companhia''. ENTRADA FRANCA!

Anna Bella Geiger é uma das artistas brasileiras mais importantes, tanto pela inquietação que a levou a experimentar diversos meios, quanto pela qualidade de suas obras. O casamento de 50 anos com Pedro Geiger, um importante geógrafo brasileiro, levou a artista a desenvolver um singular trabalho com mapas, pelos quais é conhecida em todo mundo. Essa singularidade estará presente em sua nova mostra, “Gaveta de Memórias”, que será aberta dia 21 de agosto, sexta-feira, às 17h no terceiro piso do Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, mais conhecido como Castelinho do Flamengo.  Acompanha a exposição a performance teatral “Solos de Memórias”, que estreia no dia 22 de agosto, às 17h, com o grupo uma certa companhia, com quatro sessões semanais.  A entrada é franca para os dois eventos.  A exposição “Gaveta de Memórias” foi contemplada no Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

“Gaveta de Memórias” revela o modus operandi e as motivações criativas de Anna Bella Geiger, além de passagens de sua singular trajetória como artista, mulher, mãe de quatro filhos e cidadã do mundo, que se mantém contemporânea aos 82 anos de idade. Uma única gaveta foi produzida pela artista especialmente para esta exposição, juntamente com um vídeo documental, que revelará todas as etapas da produção da obra, tornando o observador seu confidente.  No vídeo, com aproximadamente 40 minutos de duração, serão reveladas as ideias e a forma com que a artista realiza seu trabalho, com relatos sobre seus conceitos. Imagens registram também o momento de criação da artista indo às ruas para comprar objetos, preparando os materiais e dando forma à Gaveta.

“Solos de Memória” tem sua estrutura criada a partir da ideia de que cada ator também é autor de sua própria fala, produzindo um solo a partir de um depoimento íntimo, que propõe uma investigação sobre o limite entre o público e o privado. A partir da provocação da idealizadora e diretora do projeto, Morena Cattoni, de que "estar vivo é acumular memórias", os atores Daniel Chagas, Gisela de Castro, Marcéli Torquato e Natasha Corbelino apresentam seus próprios textos no espaço da exposição, às terças e quartas, às 19h e sábados e domingos, às 17h. Por conta do limite de 20 pessoas por sessão, é imprescindível fazer reserva pelo email solosdememoria@gmail.com


SOBRE ANNA BELLA
Em momentos relevantes da arte contemporânea de nosso país é marcante a presença de Anna Bella Geiger. Na superação dos postulados informais dos anos 1950, na construção figurativa com a sua "fase visceral" dos anos 1960, nos movimentos experimentais da década de 1970, no seu retorno à uma certa pintura nos anos 1980, e na sua obra atual – Anna Bella mostrou-se sempre uma artista autêntica.

Com obras registradas em gravura, pintura, desenho, objetos, fotomontagem e videoinstalações, a artista tem obras compondo coleções particulares e de acervos de museus como MoMA (NY), Fogg Collection (Harvard), Centre GeorgesPompidou (Paris), Victoria & Albert Museum (Londres), MACBA (Barcelona), Museu Reina Sofia (Madri), Museu de Arte Contemporânea (Niterói), MAM (Rio de Janeiro) e MASP (São Paulo).

No final dos anos 70, Anna Bella se dedicou a pensar obsessivamente em geografia, cartografia e mapas, mergulhando nas questões sociais, políticas, ideológicas e tudo que pode significar o mapa-múndi e suas representações. Inspirada nas lembranças de quando seu pai fazia objetos e fôrmas de biscoito recortando latas de aveia, teve a ideia de como poderia apresentar suas obras. Uma velha gaveta de arquivo à venda em uma loja de antiguidades, que passa a funcionar como o container ideal para seus mapas. Após diversas tentativas e experimentos, chega na solução da cera de abelha derretida, que não só segura os objetos na gaveta, mas permite a criação de texturas, cores, marcas, carimbos e adornos possíveis, além de conceitualmente interessantes.  A ideia ficou armazenada durante décadas até se concretizar na exposição “Gaveta de memória”, que chega ao Castelinho do Flamengo.

Em 2004, Anna Bella recebeu a insígnia da Ordem do Cruzeiro do Sul, do Ministério das Relações Exteriores, e em 2010, recebeu a insígnia da Ordem do Mérito Cultural por representar a tradição, a vanguarda e as diferentes correntes de criação cultural e artística do País.

SOBRE A ZUCCA PRODUÇÕES

A Zucca Produções atua no mercado cultural desde 2003. Realiza projetos de teatro, música, filmes, exposições, festivais, dança, livros de arte, pesquisa, capacitação, sócio-culturais e de patrimônio histórico. Presta serviços de consultoria e assessoria para outras empresas e oferece também cursos relacionados a projetos culturais, que já atingiram mais de 2 mil pessoas e continuam sendo oferecidos em diferentes formatos e para diferentes públicos.

Atualmente produz o festival Levada, no Oi Futuro de Ipanema, o projeto Manguinhos Em Cena e atua como Escritório de Negócios da Sala Cecília Meireles.

SERVIÇO
Exposição: Gaveta de Memórias
Local: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo - 3º piso
Endereço: Praia do Flamengo, 158
Abertura: 21 de agosto, às 17h
Visitação: de 21 de agosto a 18 de outubro, de 3ª feira a domingo, das 10h às 18h
Entrada franca
Classificação Livre

Teatro: Solos de Memória
Local: Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo - 3º piso
Endereço: Praia do Flamengo, 158
Temporada de 22 de agosto a 18 de outubro
Horários: 3as e 4as, às 19h e sábados e domingos, às 17h
Duração: 60 min
Entrada franca
Capacidade: 20 lugares
Reserva pelo email solosdememoria@gmail.com ou pelo celular 21.96648-1497
Classificação 12 anos

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
 (21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj

  Instagram