26 de ago. de 2015

Novo espetáculo ''ELES NÃO USAM TÊNIS NAIQUE'' da Cia Marginal entra em cartaz no Glauce Rocha e traz para o palco a questão do tráfico de drogas.

Eles não usam tênis naique é o mais novo espetáculo da Cia Marginal, grupo teatral atuante na cidade há quase dez anos. Com texto inédito e premiado de Marcia Zanelatto e direção de Isabel Penoni, a peça se passa numa favela do Rio de Janeiro, onde um pai e uma filha se reencontram depois de muitos anos. Ele foi traficante nos anos 80, quando o movimento ainda mantinha um vínculo moral com a comunidade, ela é uma jovem traficante nos dias atuais. O espetáculo gira em torno de um embate ideológico entre os dois personagens, apresentando um sutil panorama do tráfico nas favelas cariocas.

Com quatro atores em cena, que se alternam nos dois papéis, ora defendendo a posição da filha, ora a posição do pai, Eles não usam tênis naique procura mostrar a complexidade do tema do tráfico, que é encarado de diferentes perspectivas, do seu aspecto mais brutal à sua dimensão afetiva. Nesse jogo, em que nenhuma posição está fixa, os atores ainda encontram espaço para debater a questão de sua própria perspectiva, expondo a maneira particular como o tráfico atravessa suas vidas. 

Com direção musical de Thomas Harres e a presença do músico Rodrigo Souza em cena, o espetáculo conta com uma trilha sonora eletroacústica que explora a musicalidade da periferia. A peça conta ainda com cenário do artista plástico Guga Ferraz, figurino de Raquel Theo e desenho de luz de Pedro Struchiner.
Eles não usam tênis naique é o quarto espetáculo da Cia Marginal, grupo fundado em 2005, na favela da Maré, que atua em parceria com a Redes de Desenvolvimento da Maré. Ao longo de sua trajetória, manteve um núcleo estável de atores, consolidou uma equipe de colaboradores e cultivou um público próprio, que cresce a cada ano e acompanha cada uma de suas temporadas. Ganhadora de uma série de prêmios e seleções em editais públicos, a Cia Marginal vem ocupando cada vez mais espaço na cena contemporânea carioca. Em 2014, recebeu uma moção de louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por “representar o engajamento do teatro nos dias atuais". É formada pelos atores Diogo Vitor, Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Priscilla Monteiro, Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza e Wallace Lino, e pela diretora Isabel Penoni. 

Eles não usam tênis naique fica em cartaz no teatro Glauce Rocha, de 20 de agosto a 06 de setembro, dentro da ocupação Grandes Minorias.

SERVIÇO:
Espetáculo: Eles não usam tênis naique
Local: Teatro Glauce Rocha
Av. Rio Branco, 179 - Centro - RJ
Temporada: de 20 de agosto a 06 de setembro. 
Quarta a sábado às 19h, domingo às 17h.
Duração: 1h15
Censura: 14 anos
Ingressos populares: 20 inteira / 10 meia.

Ficha técnica:
Direção - Isabel Penoni
Texto - Marcia Zanelatto
Intervenção dramatúrgica - Cia Marginal 
Elenco - Geandra Nobre, Jaqueline Andrade, Phellipe Azevedo, Rodrigo Souza, Wallace Lino
Direção Musical - Thomas Harres 
Trilha sonora original - Rodrigo Souza e Thomas Harres
Cenário - Guga Ferraz
Figurino - Raquel Theo
Luz - Pedro Struchiner
Programação visual: Daniel Kucera
Foto: Ratão Diniz
Produção: Mariluci Nascimento
Assistente de produção: Priscilla Monteiro
Realização: Cia Marginal
Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram