27 de ago. de 2015

ESPETÁCULO ''UM DE NÓS'' ESTREIA DIA 1° DE SETEMBRO NO TEATRO EVA HERTZ (LIVRARIA CULTURA)


Um judoca iraniano (Arash) que por toda a vida enfrentou desafios pessoais e políticos em busca do sonho olímpico é o protagonista da peça “Um de nós”, de Pedro Monteiro, com direção de Joana Lebreiro, que estreou em janeiro de 2015, e que retoma aos palcos cariocas para uma temporada de um mês (às terças e quartas) no Teatro Eva Hertz, no Centro.

Numa área de competição, com tatame, quimonos e bandeiras, cinco atores (Gabriela Estevão, Marcelo Dias, Jorge Neves, Ricardo Damasceno e Pedro Monteiro) interpretam uma trajetória de luta, determinação e sonho, tendo no judô a força para enfrentar todas as adversidades da vida.

Idealizador do projeto, Pedro Monteiro conta que tudo começou numa madrugada de 2007, quando pegou o controle da TV para zapear. “Parei num canal esportivo e vi um cara que tinha acabado de competir no Pan, que dizia que a luta da vida dele! – não tinha acontecido. Quando a entrevista (maravilhosa) chegou ao fim eu pensei: ‘isso pode virar teatro’”, explica.

Ideia em mente, hora de atuar. Imbuído pela mesma determinação de Arash, o personagem na trama, o autor e ator Pedro Monteiro tornou seu objetivo realidade com ajuda dos parceiros certos. A dramaturgia é assinada pelo próprio Pedro Monteiro, Marcus Galiña e Joana Lebreiro, que também assim a direção - vencedora dos prêmios Zilka Sallaberry e CBTIJ de Teatro Infantil, ambos em 2015 pelo espetáculo “Bisa Bia, Bisa Bel”.

 Com uma poderosa trilha sonora composta por Marcelo Alonso Neves, vencedor do Prêmio Shell 2010, todo espetáculo é permeado por movimentações de judô. O cenário, minimalista e impactante, é assinado por Natalia Lana, e a iluminação é de Daniela Sanchez. A direção de movimento é de Nathália Mello e o figurino, baseado nas vestimentas do esporte, fica por conta de Roberta Pozzato

“O objetivo é que a peça seja vista também como uma luta, numa metáfora ao papel do artista que, assim como o esportista, precisa quebrar barreiras e superar desafios. Hoje o judô é o esporte individual que mais conseguiu medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos e possui grande adesão entre crianças. Nada mais adequado do que falar sobre o tema em ano olímpico”, observa Pedro.

O projeto contou desde o início com o apoio do Instituto Reação, que treinou os atores por cinco meses antes da estreia do espetáculo. O resultado dessa construção cuidadosa é visível em cena. Sobre o espetáculo, o medalhista olímpico Flávio Canto comenta: “Uma homenagem linda ao judô, ao esforço sem fim da vida de um atleta, aos valores mais nobres do esporte”.

Tal qual um esportista, “Um de Nós” já acumula diversas conquistas. Foi vencedor do pitching do Tempo Festival 2014 e integrou o Circuito SESI Cultural de 2015. Agora em setembro, foi convidado para uma temporada no Teatro Eva Herz, da Livraria da Cultura, no Rio de Janeiro.

“Um de Nós” traz o judô aos palcos e leva ao espectador o conhecimento de especificidades do esporte e do Irã, criando uma aproximação com estes dois universos. A partir disso, propõe uma reflexão ainda mais ampla sobre a relação do esporte com outras esferas das sociedades – culturais, políticas, religiosas e familiares.


Ficha técnica

Uma história de Pedro Monteiro.
Com Gabriela Estevão, Marcelo Dias, Jorge Neves, Ricardo Damasceno e Pedro Monteiro.
Escrita por Marcus Galiña, Joana Lebreiro e Pedro Monteiro
Direção: Joana Lebreiro
Direção de movimento: Nathália Mello
Direção musical e trilha original: Marcelo Alonso Neves
Cenário: Nathalia Lana
Figurino: Roberta Pozato
Iluminação: Dani Sanchez
Programação visual: Lívia Paupério
Stand-ins: Bruna Napoleão, Pablo Sobral.
Direção de produção: Gabriela Imelk
Realização: Pedro Monteiro
Este espetáculo foi realizado através da lei de incentivo da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro após vencer o Pitching Tempo Festival de 2014.

SERVIÇO
Espetáculo: Um de Nós.
Local: Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura)
Endereço: Rua Senador Dantas 45 - (21) 3916-2600
Reestreia: 01 de setembro, às 19h30
Temporada: 01 a 30 de setembro (terças e quartas), às 19h30.
Duração: 75 minutos.
Lotação: 177 lugares
Entrada: R$ 30,00
Meia: R$ 15,00
Classificação etária: Livre

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
 (21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram