5 de ago. de 2015

Arte Sesc realiza palestra com os maiores pesquisadores sobre os cronistas Mário Lago, Rubem Braga e João Antônio na próxima segunda (10/08), às 19h O debate será com os especialistas Rodrigo Lacerda, Maria Lúcia Rangel e José Castello e mediado por Selma Caetano, curadora da exposição “O Rio de Mário, Rubem e João”


Rubem Braga, Mário Lago e João Antônio foram três dos maiores cronistas brasileiros que eternizaram visões particulares sobre o Rio em seus trabalhos. Para analisar e explicar o olhar sensível de cada escritor sobre a cidade, o Arte Sesc recebe os pesquisadores Rodrigo Lacerda, Maria Lúcia Rangel e José Castello para um bate papo abrangente e esclarecedor sobre o legado dos três cronistas. Considerados os maiores especialistas sobre a obra de cada escritor, os pesquisadores conversam sobre particularidades reveladas na exposição inédita “O Rio de Mário, Rubem e João”. O encontro gratuito será na próxima segunda, dia 10/08, às 19h, no Arte Sesc. E vai mostrar as diferentes vivências e percepções dos cronistas sobre o Rio.

Na palestra, Rodrigo Lacerda avalia a visão de João Antônio sobre a cidade, que retratava através do submundo e da marginalidade. José Castello fala sobre a percepção poética e solar de Rubem Braga do alto de sua cobertura em Ipanema. Maria Lucia Rangel mostra a faceta contestadora e boêmia de Mário Lago sobre a Lapa.

O debate será no Arte Sesc, um histórico palacete cultural localizado no Flamengo. A exposição possui visitação gratuita de terça a sexta, das 10h às 19h e, aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

Para quem ainda não conferiu a exposição, ela se divide em seis salas que abrigam vídeos, espaços temáticos e referências literárias para contar a história dos saudosos cronistas. Aberta para visitação até o dia 13/09, a ocupação faz parte do projeto idealizado pelo Sesc de três grandes exposições de consagrados cronistas que retratam o Rio em suas obras. A primeira foi “O Cronista Graciliano no Rio de Janeiro”, sucesso de público e crítica, que inaugurou em 9 de março e foi prorrogada até o dia 31 de maio. Após a exposição “O Rio de Mário, Rubem e João”, o Sesc realiza mais uma mostra do gênero até o fim de 2015, em comemoração aos 450 anos da cidade.

Biografias 






José Castello (especialista em Rubem Braga):
Romancista, crítico, biógrafo, cronista, contista e jornalista. José Castello começou a carreira de jornalista aos 19 anos, no jornal Correio da Manhã. Com mestrado em comunicação, atualmente José é repórter do Jornal O Globo. Trabalhou em veículos como Veja, Isto É, O Estado de São Paulo e Jornal do Brasil. Seu maior envolvimento com a literatura começou em 1989, quando começou a editar o suplemento “Ideias & Livros”, do JB. Escreveu a biografia “Vinícius de Moraes – O poeta da paixão”, em 1993. Autor de diversos livros, Castello ministrou oficinas literárias e ganhou o Prêmio Jabuti com o romance “Ribamar”. José Castello é editor e autor de livros do cronista, como “Na Cobertura de Rubem Braga”, lançado pela editora José Olympio, em 1996. 


Maria Lúcia Rangel (especialista em Mário Lago):
Jornalista carioca, Maria Lucia Rangel foi grande amiga de Mário Lago. Sua convivência com o cronista, autor, ator e roteirista fez com que Maria Lúcia se tornasse uma grande conhecedora e pesquisadora da obra do escritor, também reconhecido por sua atuação em dezenas de produções na TV. Maria Lúcia trabalhou com grandes nomes do jornalismo, como Armando Nogueira e Otto Lara Rezende. Passou pelas redações de veículos como TV Globo, O Dia, A Folha de São Paulo, Jornal da Tarde e Jornal do Brasil, entre outros. A jornalista também foi coordenadora editorial da gravadora Biscoito Fino. 




Rodrigo Lacerda (especialista em João Antônio):
Neto de Carlos Lacerda, Rodrigo é formado em História pela USP, onde também concluiu mestrado e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada. Com seu primeiro livro, “O mistério do Leão Rampante”, publicado em 1995, ganhou o Prêmio Jabuti. Rodrigo trabalhou em diversas editoras, como Nova Fronteira, Edusp, Nova Aguilar, Cosac Naify e Duetto. Escritor, tradutor, professor e editor, Rodrigo recebeu duas vezes o Prêmio Jabuti, além de ter sido ganhador dos prêmios da Academia Brasileira de Letras, Portugal Telecom, FNLIJ e Biblioteca Nacional. Editor dos livros de João Antônio, atualmente Rodrigo é membro do conselho editorial da Zahar. 


Serviço:
Palestra sobre a exposição “O Rio de Mário, Rubem e João”
Arte Sesc
Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo.
Tel.: (21) 3138-1582 e 3138-1634
Data: 10/08
Horário: 19h
Preço: Gratuito
Classificação: Livre
Realização: Sesc


 Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
 (21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram