26 de ago. de 2015

AMARGO FRUTO - A VIDA DE BILLIE HOLIDAY No ano em que a grande diva do Jazz mundial completaria 100 anos “Amargo Fruto - A Vida de Billie Holiday”, drama musical dirigido por Ticiana Studart e protagonizado pela atriz e cantora Lilian Valeska, em cartaz até dia 27 de setembro, no Teatro Carlos Gomes.


Mito cultuado, principalmente após a sua morte, Billie Holiday atingiu a fama e a celebridade enquanto viva, não apenas por suas qualidades de canto original e incomparável, mas também por sua vida tumultuada e seu sistemático envolvimento com drogas e bebidas. Sua voz, cujo timbre inconfundível tinha a perfeição de um instrumento, expressou, além da beleza da arte, a melancolia que se constituiu na face mais sombria do blues, a fenda mais profunda do Jazz. Protagonista de uma época difícil para o povo americano e muito pior para os negros americanos, Billie cantou a tristeza, a derrota, a tragédia do racismo e os amores impossíveis. E se a magnitude da sua arte contrapunha-se a sua derrocada pessoal, um e outro somaram para que se edificasse em torno de seu nome um mito indestrutível. “Embora quisesse ter a voz poderosa de Bessie Smith e a bossa jazzística de Louis Armstrong, soube ser ela mesma desde o início”, afirma o jornalista João Máximo.

No drama musical “Amargo Fruto - A Vida de Billie Holiday”, a atriz e cantora Lilian Valeska “encarna” Billie Holiday, seus pensamentos da infância, a miséria, a dor, o estupro aos 11, a prostituição aos 13, a iniciação com as drogas pesadas aos 17 e o abandono em todos os sentidos. Com quatro músicos que tocam ao vivo, o espetáculo é entremeado por canções eternizadas na voz de Billie, clássicos como Summertime, Strange Fruit entre outros. Assim, de maneira emocionante, a história da grande diva do Jazz mundial é apresentada ao público.

Além de Lilian Valeska, o elenco é composto pelos atores Milton Filho, Vilma Mello e pelos músicos Berval Moraes, Emile Saubole, Gabriel Gabriel e Rodrigo de Marsillac. Com realização da Vitória Produções, o espetáculo dirigido por Ticiana Studart tem direção musical e arranjos de Marcelo Alonso Neves, texto de Jau Sant´Angelo e Ticiana Studart, cenário de Aurora dos Campos, figurinos de Marcelo Marques, iluminação de Paulo César Medeiros, preparação vocal de Mona Vilardo e direção de movimento de Sueli Guerra.

Patrocinado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca 2014, o musical “Amargo Fruto - A Vida de Billie Holiday” cumpre temporada de estreia de 20 de agosto a 27 de setembro, no Teatro Municipal Carlos Gomes.

LILIAN VALESKA

A formação musical de Lilian Valeska teve início em casa. Seus pais cantavam em coral e ela cresceu ouvindo todo tipo de música, tendo cantado em coro, da infância a juventude, na Igreja Presbiteriana da Penha. Profissionalmente fez backing-vocal para Eduardo Dusek, Sandra de Sá, Fernanda abreu, Nando Reis etc. Atuou em musicais de Miguel Falabella ("Godspell", "Tom e Vinícius" e "Império"), Charles Muller e Claudio Botelho ("A Ópera do Malandro" e "Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos"), Daniel Herz ("Otelo da Mangueira") e João Fonseca ("Tim Maia"). Ao vê-la no musical Todos os musicais de Chico Buarque em 90 minutos, o próprio Chico Buarque a convidou para interpretar a canção "Palavra de Mulher" em seu novo filme biográfico, que deve ser lançado no segundo semestre de 2015. Na TV Globo integrou o elenco de "Sexo e as Negas" de Miguel Falabella. No segundo semestre de 2015, a cantora vai lançar o seu primeiro CD solo "Elas", encarando músicas já gravadas de forma emblemática por cantoras importantes em sua formação musical: Elza Soares, Alaíde Costa, Elis Regina, Marlene, Elizeth Cardoso, Sandra de Sá, Alcione, Dolores Duran e Donna Summer. Nos anos 1990, integrou o grupo As Sublimes, que fez grande sucesso já a partir da primeira música de trabalho "Boneca de Fogo”. Dona de uma voz de timbre agudo conceituado, Lilian Valeska é uma das atrizes mais requisitadas para musicais brasileiros.

FICHA TÉCNICA

Texto: Jau Sant´Angelo e Ticiana Studart
Direção: Ticiana Studart
Direção Musical e Arranjos: Marcelo Alonso Neves
Elenco: Lilian Valeska, Milton Filho e Vilma Mello
Músicos: Berval Moraes (baixo acústico), Emile Saubole (bateria), Gabriel Gabriel (saxofone) e Rodrigo de Marsillac (piano)
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenografia: Aurora dos Campos
Figurino: Marcelo Marques
Desenho de Som: Branco Ferreira
Visagismo: Ernane Pinho
Preparação Vocal: Mona Vilardo
Direção de Movimento: Sueli Guerra
Preparadora de Língua Inglesa: Alma Thomas
Programação Visual: Clara Melliande
Assessoria de Imprensa: Ney Motta
Direção de Produção: Maria Inês Vale
Coordenação Geral: Maria Vitória Furtado
Idealização: Jau Sant´Angelo
Realização: Vitória Produções

SERVIÇO

“Amargo Fruto - A Vida de Billie Holiday”
Texto: Jau Sant´Angelo e Ticiana Studart
Direção: Ticiana Studart
Direção Musical e Arranjos: Marcelo Alonso Neves
Elenco: Lilian Valeska, Milton Filho e Vilma Mello
Músicos: Berval Moraes (baixo acústico), Emile Saubole (bateria), Gabriel Gabriel (saxofone) e Rodrigo de Marsillac (piano)
Sinopse: Entremeado por canções eternizadas na voz de Billie Holiday, o musical apresenta de maneira emocionante a história trágica da grande diva do Jazz mundial.
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes. Rua Pedro I nº 4, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro. (tel. 21 2224-3602)
Temporada: De 20 de agosto a 27 de setembro, de quinta a sábado às 19:30h e domingos às 18h.
Valor do ingresso: R$ 60,00
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 105 minutos
Gênero: Drama Musical

ATENDIMENTO À IMPRENSA
assessor de imprensa Ney Motta
contemporânea comunicação
21 98718-1965 / 2539-2873
www.neymotta.com.br

FOTOS © ANDRÉA ROCHA

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram