20 de ago. de 2015

Musical infantil "As Aventuras do Menino Iogue", reestreia no Teatro Tom Jobim, dia 29 de agosto Baseada no livro homônimo de Antonio Tigre, aventura musical que diverte toda a família através da mitologia hindu, inicia temporada às 11h - sábados e domingos, até 4 de outubro.

Após o sucesso de público e de crítica, o Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, apresenta o musical infantil “AS AVENTURAS DO MENINO IOGUE”, aos sábados e domingos, às 11h com temporada até dia 4 de outubro de 2015.

Foto: Thyago Andrade

Avaliada com 4 estrelas pela crítica da revista Veja Rio, a peça dirigida por Arlindo Lopes e Juliana Terra, que também assinam a adaptação do texto ao lado de Carol Chediak, conta a história de Shridhara, o menino Iogue. Jovem príncipe indiano, que, entediado com a vida no palácio, recebe o chamado de um homem mágico e é guiado por um passarinho azul numa jornada rumo à montanha sagrada dos Himalaias. Nesta divertida viagem, ele enfrenta diversos desafios, recebe a ajuda dos deuses e descobre, através da ioga, o grande segredo do universo: se conectar com o seu coração.

“... Estreantes no teatro infantil, os diretores Arlindo Lopes e Juliana Terra entregam um espetáculo de colorido rico... a história do menino Iogue empolga a plateia, que embarca sem esforço na viagem por paisagens pouco comuns por aqui.” Pedro Moraes – Revista Veja Rio

O menino Iogue é representado por um boneco do tamanho de uma criança, criado por Alexandre Guimarães. É completamente articulado e ganha vida através do ator Antonio Tigre, também autor do livro e professor de ioga há 11 anos. Antonio desenvolveu um método chamado “Ioga e Jogos Teatrais”, uma brincadeira que estará presente na peça.

O espetáculo
O espetáculo, rico em texturas, sonoridades, humor e poesia, marca a primeira direção infantil de Arlindo Lopes e Juliana Terra. São utilizadas máscaras feitas pela artista peruana Maria Arribasplata, na técnica de papietagem, para recriar os personagens que saem das páginas do livro. A cobra Ananta e o rato Vahana, bonecos criados e confeccionados por Fernando Gomes, criador dos bonecos de Castelo Rá Tim Bum, Cocoricó e Ilha Rá Tim Bum, trazem ternura e humor para os espectadores.

A supervisão musical e preparação vocal são assinadas pela atriz e cantora Soraya Ravenle. A trilha sonora combina música brasileira com a sonoridade polifônica indiana, usando instrumentos como zabumba e sitar, guitarra e harmonium, flauta, acordeon e tampura.

O elenco    
O musical é formado por 8 atores/músicos, que vivem peripécias com este pequeno “buscador” no seu caminho rumo à iluminação. Cada um deles tem um talento peculiar e, juntos, trazem vida e brilho à história, enriquecendo o espetáculo.

Luciana Bollina vive Parvati, a narradora da história, a feminilidade personificada. Ela também é Ananta, uma cobra naja banguela. Atriz, bailarina e cantora, participou de superproduções musicais como "Hair", "Sweeet Charity" e "Tom e Vinicius". O ator Orlando Caldeira, também cantor, acrobata e circense, que esteve no sucesso "A Menina Edith e a Velha Sentada" e atualmente no ar em "I love Paraisópolis",  representa Shiva, o Deus dançarino cósmico. Grasiela Muller, musicista e palhaça, que esteve em "O Jardim Secreto", vive o pássaro azul, guia do menino durante a jornada.

A peça conta ainda com mais quatro músicos/atores, Gui Cavalcanti (diretor musical), Antonio Arvind, Wilson Jequitibá e Guilherme Alves que tocam instrumentos exóticos contribuindo para a criação da atmosfera desta fábula que, mesmo tratando do universo hindu, não se restringe exclusivamente aos praticantes de ioga.

Sinopse
Em uma aventura musical e mágica, um jovem príncipe indiano, entediado com a vida no palácio, recebe um chamado de um homem mágico. Guiado por um passarinho azul, ele parte numa jornada rumo à montanha sagrada dos Himalaias.

FICHA TÉCNICA

Baseado no livro "As Aventuras do Menino Iogue", de Antonio Tigre
Adaptação: Carol Chediak, Arlindo Lopes e Juliana Terra
Direção: Arlindo Lopes e Juliana Terra
Assistência de direção: Carol Chediak
Elenco: Antonio Tigre, Luciana Bollina, Orlando Caldeira, Grasiela Müller, Gui Cavalcanti, Wilson Jequitibá, Antonio Arvind e Guilherme Alves
Músicas originais: Antonio Tigre
Supervisão musical e preparação vocal: Soraya Ravenle
Direção musical: Gui Cavalcanti
Direção de movimento: Juliana Terra
Desenho de luz: Paulo César Medeiros
Cenário: Gabi Windmüller e Alberta Barros
Figurinos: Beth Passi De Moraes, Joana Passi e Rebeca Dallmaier
Criação e confecção do boneco (menino iogue): Alexandre Guimarães
Criação e confecção dos bonecos Ananta e Vahana: Fernando Gomes
Preparação de manipulação do boneco iogue: Alexandre Guimarães e Letícia Medella
Design de máscaras: María Arribasplata
Perucas: Marcia Elias
Visagismo: Gabriel Ramos
Assessoria de imprensa: Minas de Ideias
Design gráfico: Mariana Volker
Fotos de divulgação: Estúdio Carol Chediak
Redes sociais: Sita Beatriz
Catering: Pedro Henrique Martins
Elaboração de projetos: Natalia Simonete
Produtores assistentes: Yuri Mussury e Leila Meirelles
Produtores associados: Antonio Tigre, Arlindo Lopes, Carol Chediak e Juliana Terra
Direção de produção: Tatianna Trinxet
Co-realização: Pássaro Azul Produções Culturais
Realização: Terra Tigre Produções Artísticas

SERVIÇO

As Aventuras do Menino Iogue
Reestreia: 29 de agosto de 2015
Local: Teatro Tom Jobim
Endereço: Rua Jardim Botânico – 1008 – Jardim Botânico - Telefone - (21) 2274-7012
Horário de Funcionamento da Bilheteria: A partir das 15h de Sab. e Dom.
Data: Sábado e Domingo
Horário: 11h
Temporada: Até 4 de outubro de 2015
Gênero: Musical Infantil
Duração: 55 min.
Classificação: Livre – Indicado para crianças a partir de 2 anos
Preço: R$ 50,00
Capacidade: 300 lugares
Vendas: www.ingresso.com.br

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram