2 de ago. de 2015

Dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança realiza sua 13ª edição - 04 a 16 de agosto - Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro - De 04 a 16 de agosto o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança leva sua programação gratuita para o Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como Castelinho do Flamengo. A 13ª edição do evento, patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, conta com a tradicional MIV – Mostra Internacional de Videodança, oficinas e encontros com convidados nacionais e internacionais.

Com direção de Paulo Caldas, Leonel Brum, Eduardo Bonito e Regina Levy, o Festival está há 13 anos na vanguarda da discussão sobre dança e vídeo . Nessa edição o evento apresenta 126 videodanças de países como Alemanha, Dinamarca, EUA, França, Israel, Itália e Taiwan. Reconhecida como uma das mais representativas plataformas internacionais de videodança, a Mostra Internacional de Videodança desse ano recebeu 215 inscrições, de 21 países diferentes e ainda conta com a parceira de 8 festivais internacionais para exibição de seus programas on tour.

“Desde a criação do evento, em 2003, estamos atentos aos mais diversos modos de associação entre vídeo e dança (ou, mais abrangentemente, imagem e corpo). Entre eles, a videodança se consolidou como uma referência maior para público e artistas. Nela, a dança é feita de vídeo, e o vídeo é feito de dança”, explica Paulo Caldas, diretor e fundador do Festival.

Na edição deste ano, se destacam retrospectivas instalativas dos artistas Simon Fildes (Reino Unido) e da dupla chameckilerner - Rosane Chamecki e Andrea Lerner (BRA/EUA). Reconhecido internacionalmente como realizador em videodança, Simon Fildes ministra também a oficina “Filmar para a edição; editar para a dança”, onde serão explorados modos pelos quais as técnicas de câmera e edição podem produzir características usualmente ligadas à performance cênica. Rosane Chamecki e Andrea Lerner ministram a oficina "Estudo para Vídeo e Dança". Com participações em festivais nacionais e internacionais e um vasto currículo de obras videográficas, a dupla traz para o evento a experiência de criação para vídeo e tematiza os fundamentos do trabalho coreográfico para a câmera.

O Festival promove ainda encontros com as artistas Cynthia Domenico (SP) e Martha Hincapié (Colômbia/Berlim) e ainda um encontro entre alunos de cursos de graduação em dança do Ceará e do Rio de Janeiro, quando serão exibidos vídeos inéditos criados para o festival.

“Esperamos mais uma vez celebrar a evolução da videodança na cidade, com artistas, especialistas e público, provocando reflexões sobre o desenvolvimento da dança em suas relações com o audiovisual”, complementa Leonel Brum, diretor do dança em foco.

** O dança.mov - cidade em movimento é um projeto voltado para dança criada para site specific, que tem como meta a produção de videodanças desenvolvidas para importantes paisagens urbanas do Rio, disponibilizados ao grande público através códigos QR.

Sobre os artistas convidados:

Simon Fildes - Transitando pela música e mídia, edição e produção para TV, Simon Fildes passou a maior parte de sua vida trabalhando como artista independente. Nas últimas duas décadas, tem se ocupado principalmente de projetos audiovisuais, interativos e instativos. Criou diversas obras em parceria com a premiada Katrina McPherson — uma realizadora de videodança reconhecida internacionalmente ‚ e recebeu o prêmio “Year of the Artist award” em 2001; em 2006, foi indicado para o “Creative Scotland Award”.

chameckilerner é uma colaboração de mais de 20 anos entre as artistas Rosane Chamecki e Andrea Lerner. Depois de concluírem cursos de graduação em Dança, as duas artistas mudaram-se de Curitiba para Nova York, em 1989, onde começaram sua carreira profissional como coreógrafas. Ao longo de mais de 20 anos de colaboração, criaram mais de 20 performances para o palco e foram ganhadoras de prêmios como The Guggenheim Fellowship e The Foundation for Contemporary Arts, entre outros. Atualmente, as artistas vêm desenvolvendo obras em outros suportes, sobretudo estruturas instalativas e fílmicas.

Gustavo Gelmini é cineasta, diretor de videodanças. Trabalhou com os coreógrafos Paulo Caldas, Esther Weitzman, João Saldanha, Marcia Rubin, Carmen Luz, Renato Vieira, entre outros.

Cynthia Domenico é artista multimidia. Trabalhou com diretores como Jorge Garcia, Guy Alloucherie, Claudia Müller, Leticia Sekito, entre outros. Em 2010, ganhou o Prêmio Mostra de Artistas no Exterior da Fundação Bienal de São Paulo com a performance Como nascem as estrelas?. Desde 2007 pesquisa a transmidialidade na dança e cria coreografias por meio de diferentes mídias.

Marta Hincapié Charry é bailarina e coreógrafa. Desde 2011 é diretor artística da SurReal, Encontro Iberoamericano de Dança, Performance, Instalação e Videodança da Plataforma Berlim. Desde 2014, é curadora Bienal da Dança 2015, em Cali, Colômbia.

SERVIÇO
dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança
De 04 a 16 de agosto
Horário: das 13h às 21h
Local: Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho - Castelinho do Flamengo
Praia do Flamengo, 158 (esquina da Rua Dois de Dezembro) – metrô estação Largo do Machado
GRÁTIS

Inscrições para as oficinas:
As inscrições dos participantes foram feitas entre 29 de junho a 12 de julho através do envio de CV resumido pela internet através do site do festival.
Confirmação dos selecionados através de e-mail no dia 18 de julho.
PROGRAMAÇÃO (aberta ao público)
- Dia 04 de agosto – 3ª f
19h - Abertura das instalações, da MIV e encontro com Gustavo Gelmini
- Dia 05 de agosto – 4ª f
13h ás 21h – MIV  – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
- Dia 06 de agosto – 5ª f
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
19h30 - Encontro com Cynthia Domenico
- Dia 07 de agosto – 6ª f
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
19h30 - Encontro com Universidades 
- Dia 08 de agosto - sábado
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
19h30 - Encontro com Rosane Chamecki e Andrea Lerner (chameckilerner)
- Dia 09 de agosto - domingo
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
- Dia 11 de agosto – 3ª f
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
- Dia 12 de agosto – 4ª f
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
- Dia 13 de agosto – 5ª f
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
19h30 - Encontro com Martha Hincapie
- Dia 14 de agosto - 6ª f
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
- Dia 15 de agosto - sábado 
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações
19h30 - Encontro com Simon Fildes
- Dia 16 de agosto - domingo
13h ás 21h – MIV – Mostra Internacional de Videodança e Instalações




Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram