5 de out. de 2015

2ª Festa do Morango com Chocolate acontece de 9 a 12 de outubro - Evento será realizado em Nova Friburgo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira - no período de 9 a 12 de outubro

Quem estiver em Nova Friburgo, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro, no período de 9 a 12 de outubro, poderá desfrutar das delícias da 2ª Festa do Morango com Chocolate. O município é considerado o maior produtor de morango do estado, segundo a Emater/RJ.  

Sem falar na qualidade dos chocolates, há de se considerar que em Nova Friburgo são produzidos um dos melhores morangos do país, de mesa e para geleia. Durante o evento, o público poderá conhecer o Sweet Charles, Camino Real e outras variedades vermelhas, por dentro e por fora e que possuem pura frutose (o açúcar das frutas que faz bem à saúde), vindos de lavouras protegidas por túneis plásticos.

SERVIÇO

2ª Festa do Morango com Chocolate
13h às 21h
Praça Dermeval Barbosa Moreira – Nova Friburgo/RJ
Informações: (22) 2522-4969
https://www.facebook.com/festadomorangocomchocolate
https://www.facebook.com/events/891100284269497/

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. 
(21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj





Segunda dados da Prefeitura local, Nova Friburgo tem cerca de 20 agricultores familiares produtores de morango em uma área de 25 ha, onde é estimada uma produção anual de 250.000 caixas, produção esta concentrada em Campo do Coelho, e ainda nas localidades de Barracão dos Mendes, Alto de Salinas, Córrego D’antas e Amparo. A maior parte é associada à Amorango – Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo. Outra pequena parte é de produtores de morangos orgânicos, vinculados à Abio – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro. 



Segundo Alda Maria de Oliveira, engenheira agrônoma que já trabalhou com a produção de morango em Nova Friburgo, “são utilizados nas lavouras produtos naturais para o controle de ácaros, insetos, nematóides, fungos e bactérias, tudo muito sustentável. Mudas de altíssima qualidade, vindas do Chile, via Paraná, estarão também em vasos para quem aprecia levar para casa”. 

Motivo para comemorar

O momento é positivo e os agricultores familiares só têm a comemorar.  Após o lançamento oficial da marca Amorango, do slogan e das embalagens padronizadas, a fruta foi incluída entre as atividades incentivadas pelo Programa Frutificar, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. Além disso, a associação conquistou em 2013, o registro de marca coletiva concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), uma referência nacional que representa  a confiabilidade por parte do consumidor, de um produto que passou pelas melhores práticas, desde o princípio da produção até a colheita.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, através do Programa de Qualificação Profissional e Apoio Técnico aos Agricultores Familiares, fomenta e apoia a pesquisa, capacitação, assistência técnica e extensão rural, além de melhorias das estradas vicinais, pontas e galhos, inclusive no interior das propriedades, para melhorar o escoamento da produção agrícola, visando o desenvolvimento rural sustentável do município.

A festa

Durante os quatro dias de festa, das 13h às 21h, a organização do evento planeja oficinas de culinária e muitas novidades para os adultos, crianças e chocólatras. No ano passado, o evento recebeu mais de três mil pessoas, número este que deve duplicar em função do feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, quando turistas visitam Nova Friburgo, em busca de tranqüilidade e clima agradável.

A 2ª Festa do Morango com Chocolate é uma realização e organização da Teia de Eventos, tendo como patrocinadores Sebrae, Rock Valley Beer, Mavalério e Nova Mix; apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, apoio institucional do Nova Friburgo Convention & Visitor Bureau, Cresol, Acianf e Faol, e parceria da Amorango – Associação dos Produtores de Morango.


Instagram