14 de out. de 2015

CICLO O ATOR CRIADOR - 5ª edição “A criação da imagem”. – mesa de debate com o cineasta Luiz Carlos Barreto, o músico e escritor Jorge Mautner e o escritor e roteirista Luiz Carlos Maciel. DIA 20 de outubro, terça-feira, 18h30 - Entrada gratuita

O décimo sexto encontro articulado pelo ciclo Ato Criador, no Oi Futuro Flamengo, com curadoria e supervisão da atriz, jornalista e gestora cultural Ana Lúcia Pardo, convida para o debate “A criação da imagem”. Como é o processo criativo dos artistas e produtores culturais? É possível conceber uma obra exatamente como se havia idealizado? Como as transformações tecnológicas estão afetando a arte? Para discutir o assunto estarão presentes na mesa o produtor e cineasta Luiz Carlos Barreto, o músico e escritor Jorge Mautner e o escritor e roteirista Luiz Carlos Maciel.

Luiz Carlos Barreto - Jornalista, graduado em Letras pela Université Paris Sorbonne, foi repórter e fotógrafo da revista O Cruzeiro (1950-1965) e durante dois anos foi correspondente da revista na Europa. Foi diretor de fotografia dos filmes Vidas Secas(1963, direção de Nelson Pereira) e Terra em Transe (1968, direção de Glauber Rocha), e dirigiu o filme Isto é Pelé (1978). Sua produtora, a L.C. Barreto Ltda. produziu e co-produziu mais de 75 filmes de curta e longa metragem durante quase quatro décadas de atividade. Sua mais recente produção, “LULA, O FILHO DO BRASIL”, foi selecionada para representar o Brasil na corrida para a indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Jorge Mautner - Compositor, escritor, cineasta, criador do Kaos, a mitologia e o movimento, Jorge Mautner é um dos mais inquietantes e influentes pensadores da nossa contracultura. Autor de vários livros, entre eles Deus da chuva e da morte (1962), que recebeu o Prêmio Jabuti de literatura, e Fragmentos de sabonete (1973).Entre seus sucessos musicais gravados por grandes nomes da MPB, incluem-se O vampiro (Caetano Veloso), Maracatu atômico (Gilberto Gil e Chico Science & Nação Zumbi), Lágrimas negras (Gal Costa), Samba dos animas (Lulu Santos) Rock Comendo Cereja e Samba Jambo com (Jorge).

Luiz Carlos Maciel  -  Escritor, jornalista, diretor de teatro, roteirista de cinema e televisão, professor – e "ainda muitas outras coisas”, diz ele.É bacharel em filosofia, pela Faculdade de Filosofia da Universidade do Rio Grande do Sul. Estudou direção teatral e playwriting no Carnegie Institute of Technology, em Pittsburgh, USA.Assinou artigos e colunas sobre artes e espetáculos em vários jornais e revistas, como Última Hora, O Jornal, Tribuna da Imprensa, O Globo, Jornal do Brasil.

SERVIÇO:
CICLO O ATOR CRIADOR - 5ª edição

“A criação da imagem”. – mesa de debate com o cineasta Luiz Carlos Barreto, o músico e escritor Jorge Mautner e o escritor e roteirista Luiz Carlos Maciel.
20 de outubro, terça-feira, 18h30
Entrada gratuita - retirada de senhas a partir das 18h.
Oi Futuro - R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio.

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com

 #agendaculturalrj

  Instagram