21 de out. de 2015

Midrash Centro Cultural apresenta a comédia Brimas com Simone Kalil e Beth Zalcman, dia 12 de novembro, 20h30 Montagem traz o encontro de duas senhoras imigrantes vindas do Egito e do Líbano para o Brasil, no inicio do século XX.

"Quando um artista entra em cena, ele carrega o estandarte da sua ancestralidade." Willian Nadylam

Ester (Beth Zalcman) e Marion (Simone Kalil), uma judia e outra católica maronita são duas mulheres vindas do Egito e do Líbano respectivamente, que chegam ao Rio de Janeiro no início do século XX. Inspiradas em suas avós, as atrizes trazem para o palco histórias reais de suas famílias, que, mesmo sendo de religiões diferentes, são similares quando tangem o idioma, hábitos e costumes.

Dirigida por Luiz Antônio Rocha, a comédia Brimas estreia dia 12 de novembro no Midrash Centro Cultural, no Leblon e cumpre temporada até 6 de dezembro às quintas-feiras, 20h30h e aos domingos, 20h.

A plateia é recebida pelas Brimas assim que chega ao teatro. As Brimas servem quibes no velório e conversam com as pessoas. A comida acaba e as duas matriarcas se empenham em fazer mais tabuleiros de quibe. Elas revivem suas histórias de vida com muito humor e muito tempero. A plateia vai descobrindo a cultura do oriente médio e a coragem dessas matriarcas, amigas inseparáveis, apaixonadas pela vida.
A peça fala sobre o amor à terra em que se nasce, orgulho de pertencer à pátria brasileira que as acolheu como filhas,  a travessia, o ir sempre em frente, a esperança, a memória do que ficou para trás, a saudade e a expectativa da alegria de dias melhores. Esses ingredientes representam a saga de muitos imigrantes.

Sinopse – Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

"Muito feliz por ter embarcado nessa viagem, nesse projeto lindo e abençoado! Falamos dos imigrantes que deixam suas pátrias e cruzam o oceano em busca de uma nova pátria. Através do humor vamos falar dessas travessias.” Luiz Antônio Rocha

Para a autora e atriz Beth Zalcman, falar de sua avó é falar de identidade construída pelo afeto, pelo cheiro e sabores da comida, pelos gestos, pela voz, pelas histórias vividas e sentidas. Brimas é falar da possibilidade de encontros, de paz, independente de crenças, nesse momento contemporâneo de tanta intolerância.

“A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, Brimas fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria.” Emociona-se Simone Kalil, atriz e autora.

SERVIÇO
Brimas
Estreia: 12 de novembro, 20h30
Horários: Quinta-feira – 20h30 e Domingo – 20h
Temporada: De 12 de novembro até 6 de dezembro de 2015
Local: Midrash Centro Cultural
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 182 – Leblon – Telefone (21) 2239-1800
Horário de Funcionamento da Bilheteria: De segunda a quinta 14h - 22h / Sexta e sábado fechado
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos
Classificação: 10 anos
Preço: R$ 40,00 (Inteira)
Capacidade: 50 Lugares
Reservas e compras: secretaria@midrash.org.br ou midrash.org.br
Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais!
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp)
agendaculturalrj@gmail.com
 #agendaculturalrj

  Instagram




FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha
Assistente de direção: Valéria Alencar
Cenário: Toninho Lôbo
Figurino: Claudia Goldbach
Programação visual: Davi Palmeira
Direção de produção: Beth Zalcman, Simone Kalil e Tamires Nascimento
Produção executiva: Lívia Ataíde
Elaboração de projeto: Jenny Mezzencio
Preparação de elenco: Beth Zalcman
Programação visual: Davi Palmeira
Assessoria de imprensa: Minas de ideias