21 de out. de 2015

Caixa Cultural Rio de Janeiro exibe poesia visual em coletiva que comemora 40 anos da revista Artéria - Exposição reúne mais de 60 obras de importantes artistas que já passaram pela publicação independente

A Caixa Cultural Rio de Janeiro inaugura, no dia 27 de outubro de 2015 (terça-feira), às 19h, a coletiva “Artéria 40 anos”, que reúne mais de 60 obras, entre serigrafias, adesivos, objetos, vídeos, áudios e plataforma digital interativa, além das 10 edições originais da revista Artéria. A curadoria é dos poetas, editores e colecionadores Omar Khouri e Paulo Miranda, que encabeçaram a publicação em suas quatro décadas de existência.



A exposição traz importante produção da chamada poesia intersemiótica (mais conhecida como poesia visual), com trabalhos publicados de Julio Plaza, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Walter Silveira, Arnaldo Antunes e Lenora de Barros, entre outros.

“Além de trazermos os poemas, alguns verdadeiros clássicos da poesia intersemiótica, a exposição exibe originais, protótipos, provas de impressão e primeiras edições da revista. Também estamos adaptando e retrabalhando algumas obras como a do Julio Plaza, que foi ampliada e agora ganha um novo formato especialmente para a mostra”, adianta Paulo Miranda.



“Artéria” é uma publicação independente de poesia experimental, que teve seu primeiro número lançado em 1975. Ainda em atividade, e com dez edições já publicadas, a revista sempre adotou o formato de antologia, trazendo poemas de diversos criadores, sempre preocupados com as visualidades de suas obras e as técnicas que as possibilitam, transitando entre variados códigos e linguagens.


Por isso, a exposição, semelhante às revistas, explora diversos formatos e suportes. Um dos principais destaques é a plataforma interativa, composta por vários poemas programados para serem manipulados pelo público por meio de uma tela sensível ao toque.

Programação especial:
No dia 7 de novembro, o público pode participar de uma programação paralela. Das 10h às 13h, há oficina de poesia visual com Omar Khouri, com entrada gratuita. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail oficina@espacoliquido.com.br. São oferecidas 20 vagas.

No mesmo dia, a partir das 16h, a curadoria fará uma visita guiada e lança o catálogo da exposição. Os poetas Walter Silveira e Tadeu Jungle promovem uma performance de poesia concreta durante a visita.


Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj

  Instagram