7 de out. de 2015

''Temas de Dança'' lança novo site e estreia filmes em encontro aberto no Museu de Arte do Rio – MAR Em encontro aberto no dia 15 de outubro (quinta-feira), grupo carioca de pesquisa em dança lança novo site e estreia os vídeos-ensaios do projeto “Bordas do Corpo”


O grupo Temas de Dança, coordenado pela artista e pesquisadora Flavia Meireles e pela pesquisadora Mariana Patrício, e formado também pela pesquisadora Ana Kiffer e pela bailarina Laura Samy, surgiu em 2012 voltado para dança e focado em atividades que transitam entre a prática artística e a pesquisa teórica.

Em seu primeiro ano de trabalho (2012-13) o grupo estruturou o site temasdedanca.com.br, posicionando-o como uma plataforma de arquivos culturais da dança no Brasil. Já no segundo ano (2013-14), construiu ações formativas junto a cursos de dança e arte da cidade do Rio de Janeiro, resultando um seminário entre pesquisadores e artistas no Museu de Arte do Rio – MAR. Nesse ano, novamente no MAR, em um encontro aberto no dia 15 de outubro, uma quinta-feira, o grupo lança seu novo site e estreia dois vídeos-ensaios do projeto Bordas do Corpo.

Além do encontro no MAR, a agenda do grupo inclui ainda a participação na abertura do Seminário de Dança Angel Vianna (6 de outubro, terça-feira), e a exibição dos vídeos-ensaios no Jongo da Serrinha (17 de outubro, sábado) e na Aldeia Maracanã (18 de outubro, domingo).

BORDAS DO CORPO
Nos limites entre dança e pensamento, o grupo aborda o tema das fronteiras políticas que marcam a cidade e que configuram os corpos. Fronteiras entre arte e vida, corpo e espaço. E entre a tela do vídeo e olhar do espectador – de onde surgiu a ideia dosvídeos-ensaios. “Outro foco importante desta edição é a criação de material audiovisual, que despertou como outra forma de pesquisa teórica e produção artística, e nos permitiu a experimentar uma linguagem própria, em que as fronteiras entre pesquisar e dançar se friccionam, produzindo novos modos de pensar a dança”, enfatiza Flavia Meireles, artista e pesquisadora do Temas de Dança.

Vídeos-ensaios
O projeto Bordas do Corpo investiu na criação dos vídeo-ensaios a partir de três pontos da cidade: Maracanã*, Maré e Madureira**. A escolha considerou a complexidade da formação histórica de cada lugar, assim como a força estética e política desses locais – fatores que motivaram as pesquisadoras a criar novos modos de abordagem. “Partimos da premissa que as fronteiras não são, de modo algum, fixas, mas que são e estão, mais do que nunca, em estado de vibração e instabilidade permanente”, explica a pesquisadora do Temas de Dança, Mariana Patrício.

No lançamento do novo site e estreia dos vídeos-ensaios no MAR as pesquisadoras comentarão a parceria com a funkeira Mc Carol, que impulsionou a composição do funk “Não foi Cabral”. O funk surgiu após uma conversa de Mc Carol com as integrantes Mariana Patrício e Laura Samy, e gerou repercussão na mídia – promovendo debates sobre a relação entre política e cultura.

*Teaser vídeo-ensaio Maracanã. **Pílula vídeo-ensaio Jongo.




AGENDA BORDAS DO CORPO/SERVIÇOS:

15 de outubro | quinta, das 14h às 17h
Lançamento do novo site e estreia dos vídeos-ensaios
Encontro entre as pesquisadoras e os convidados do projeto marcando o lançamento do novo site e a estreia dos vídeos-ensaios do projeto Bordas do Corpo. O encontro visa reunir interessados em ações e pesquisas em dança.
Museu de Arte do Rio – MAR
Praça Mauá, 5, Centro | (21) 3031-2741
Entrada gratuita, confirmação de presença até 13/10 através do email temasdedanca@gmail.com
Capacidade de 102 pessoas | Classificação Livre

17 de outubro | sábado, das 13h às 15h
Exibição dos vídeos-ensaios
Exibição seguida de debate com as pesquisadoras do Temas de Dança.
Grupo Cultural Jongo da Serrinha
Rua Balaiada, 106, Madureira | (21) 2437-5546
Entrada gratuita | Classificação Livre

18 de outubro | domingo, das 17h30 às 18h30
Projetação dos vídeos-ensaios
Projetação.
Aldeia Maracanã
Em frente ao prédio da Aldeia Maracanã, Maracanã
Entrada gratuita | Classificação Livre

Apoio: Agenda Cultural RJ 
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes. (21)99676-9323 (WhatsApp) 
agendaculturalrj@gmail.com 
 #agendaculturalrj


  Instagram