Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

6 de out de 2015

Homenagem ao Dia das Crianças Sesc inicia grande celebração pelo centenário do Palhaço Carequinha, referência do circo no Brasil “O circo alegre do Carequinha” estreia no dia 10/10 (sábado), no Sesc São Gonçalo, com exposição, espetáculo, oficinas, palestras e muito mais

Respeitável público, “Tá certo ou não tá?”. Este era o bordão do palhaço mais representativo da história do circo no Brasil. Para comemorar os 100 anos do saudoso Carequinha, apresentando o expressivo legado do artista George Savalla Gomes, o Sesc São Gonçalo realiza o projeto “O circo alegre do Carequinha”. O evento resgata a história do artista reconhecido no Brasil por ser o primeiro palhaço a levar a arte circense para o cinema e para a televisão. Uma das curiosidades da vida do palhaço era pintar a farta cabeleira de negro, o que contradizia com seu nome artístico. Várias de suas histórias serão reveladas no evento que estreia no dia 10/10, às 16h, com a exposição “Tá certo ou não tá? – centenário do palhaço Carequinha” – aberta até o dia 29/11 -, além de oficinas de iniciação circense, contações de histórias sobre o circo, uma palestra com a neta de Carequinha (Stephanie Savalla) e o espetáculo “Dois palhaços pedem passagem”.
            Com o objetivo de resgatar a arte circense e difundir a linguagem do circo, o projeto será realizado no Sesc São Gonçalo porque foi esta a região escolhida por Carequinha para viver. Nascido em Rio Bonito, Carequinha foi um dos artistas mais populares do país. Criou marchinhas famosas, que cantava em suas apresentações, como “Parabéns! Parabéns!” e “O bom menino”, além de ter sido o primeiro palhaço brasileiro a ter um programa de tevê. Referência de várias gerações do circo no Brasil, ele é reconhecido como o palhaço que não só fazia o povo rir, mas o que mais emocionava as plateias do Brasil e do exterior, onde se apresentou diversas vezes.
            Para difundir a arte do palhaço ao longo do último século, a exposição reúne documentos, fotos, troféus, medalhas, quadros, roupas e objetos que revelam a rica trajetória do artista. Na abertura da mostra, que permanece no Sesc São Gonçalo até o dia 29/11, uma intervenção circense da Cia Sapato Velho.
            Para quem deseja fazer parte do universo lúdico da palhaçada serão oferecidas três importantes oficinas de iniciação circense: no dia 10/10, das 10h às 12h, a “Palhaçaria”, com truques e segredos da profissão. No dia 17/10, a oficina “Caracterização do palhaço”, das 10h às 12h. Para finalizar, a divertida oficina “Malabares”, nos dias 24/10 e 31/10, das 10h às 12h.
 - A ideia central da mostra é celebrar o palhaço Carequinha e sua importância nacional. A homenagem é uma forma de valorizar a linguagem circense e os profissionais da área na figura do palhaço, personagem mais querido dos picadeiros – destaca Maria Alice Cavalcanti, responsável por artes visuais do Sesc São Gonçalo.
            Fazer parte desse mundo mágico também é possível através da programação de “Contação de histórias”. Elas acontecem nos dias 11/10, 18/10, 7/11 e 14/11, às 15h. Já no Dia das Crianças (12/10), o picadeiro é palco do show “Dois palhaços pedem passagem”. A Cia Sapato Velho traz a história do Palhaço Tilinha e do Palhaço Tatuí, que mesclam o universo do palhaço de rua com os números circenses tradicionais em um espetáculo totalmente interativo. Eles convidam o público a conhecer as emoções do picadeiro com números musicais, acrobacia, mágica e toda a inocência de uma das artes mais antigas e líricas do planeta.

Serviço
“O Circo alegre do Carequinha”
Exposição “Tá certo ou não tá? - centenário do palhaço Carequinha”
Abertura: 10/10/2015, às 16h
Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h (até o dia 29 de novembro).
Sesc São Gonçalo: Av. Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte.
Tel.: 2712-2342
Preço: gratuito.
Classificação: livre

Espetáculo “Dois Palhaços Pedem Passagem”
12/10, às 10h. Livre. 50 minutos

 Oficinas de iniciação ao circo
10/10, das 10h às 12h – “Palhaçaria”, com Dio Jaime Vianna de Almeida.
17/10 das 10h às 12h – “Caracterização do Palhaço”, com Anneli Olljum.
24 e 31/10, das 10h às 12h – “Malabares”, com Paulo Hartung.

 Palestra
20/10, às 15h – palestra com Stephanie Savalla, neta do palhaço Carequinha.

 Contações de Histórias
Histórias sobre o circo brasileiro e seus principais personagens.
11/10 e 18/10 (domingos) e 7/11 e 14/11 de novembro (sábados), às 15h.

Apoio: Agenda Cultural RJ
Divulgamos espetáculos, shows, festivais, exposições e muito mais! 
Divulgação Cultural, Mídia Online, Distribuição de Filipetas e Colagem de Cartazes.
 (21)99676-9323 (WhatsApp) 
 agendaculturalrj@gmail.com 

 #agendaculturalrj


  Instagram

Digite aqui o seu e-mail e passe a receber a programação cultural GRATUITA do Rio de Janeiro

Minha lista de blogs